Breguet 693

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Breguet 693 é um modelo de avião de ataque ao solo produzido pela Breguet.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1934. o Ministério do Ar francês emitiu uma pedido para construção de um caça pesado, bimotor e com configuração para três tripulantes (Chasse 3). Vários fabricantes apresentaram seus projetos, saindo-se vencedor o Potez 630. A “Société Anonyme des Ateliers d'Aviation Louis Breguet”, era uma das concorrentes, e tinha considerado a especificação exigida pelo governo francês muito restrita, optando então por construir um avião que fosse mais pesado e equipado com os motores mais poderosos, acreditando que o mesmo poderia se tornar uma aeronave multiuso.

O projeto do Breguet 690 começou em 1935, com a construção de um protótipo logo mais tarde, mas que mão conseguiu ser concluído antes de 1937. Em 23/03/1938 o protótipo 690.01, motorizado por dois Hispano-Suiza 14AB-02/03 taxiou para seu primeiro vôo, com absoluto sucesso.

Durante os 12 meses antes do primeiro vôo do Bre.690, o Ministério do Ar francês começou a estudar e se interessar no desenvolvimento de um bombardeiro biposto para ataque ao solo. As experimentações adiantadas com o Br.690 vieram diretamente ao encontro destas idéias e assim realizou-se um contrato para fornecimento de 100 aparelhos com tal configuração, contrato este assinado antes mesmo dos testes oficiais do Bre. 690, nascendo então a variante Bre.691.


Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.