Bren

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bren
Bren1.jpg
Tipo metralhadora-ligeira
Local de origem  Reino Unido
História operacional
Em serviço 1935 - 1965
Histórico de produção
Criador Bren
Data de criação 1935
Quantidade
produzida
Cerca de 750.000 unidades
Variantes Bren LMG e Bren MMG
Especificações
Peso 10kg
Comprimento 1.150mm
Comprimento 
do cano
201mm
Calibre .303
Ação Blowback
Cadência de tiro 500 tpm
Velocidade de saída ~420m/s
Alcance efetivo ~100m
Sistema de suprimento carregador curvo de 30 munições ou tambor de 100

A Bren é uma metralhadora ligeira, derivada da ZB-26 tcheca. Foi adotada pelo exército britânico em maio de 1935. O seu nome resultou da fusão dos nomes Brno e Enfield, respectivamente a cidade tcheca onde foi criada e a cidade britânica onde foi fabricada. Foi considerada por muitos como o melhor fuzil metralhadora utilizado na Segunda Guerra Mundial, superando bastante o BAR estadunidense.

Trata-se de uma arma operada a gás, alimentada por carregador de desenho convencional e simples. Muito eficiente, foi amplamente usada pelo exército britânico na Segunda Guerra Mundial junto com o fuzil Lee-Enfield .303 e a Sten.

Seu cano era de troca rápida e fácil, seu carregador comportava uma quantidade razoável de cartuchos (10 a mais que o BAR), e o seu sistema quase a prova de falhas, faziam da Bren Gun uma excelente arma, tanto para ser usada como fuzil automático ou para ser usada como metralhadora leve. Também possuía um sistema que permitia que o atirador pudesse controlar a cadência de tiro com que a arma disparava.

Olhando em retrospecto, o seu único defeito talvez fosse a munição ultrapassada que utilizava (cartucho .303 sem aro) que era a causa de qualquer problema que a arma viesse apresentar.

Esta arma lutou em todos os teatros da Segunda Guerra Mundial. Onde quer que o exército britânico estivesse, a Bren Gun estaria com eles.

Após a guerra, o exército converteu todo o seu estoque de Bren Gun para utilizar o cartucho OTAN (762x51 ou 308 Win).