Brendan Fraser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brendan Fraser
Nome completo Brendan James Fraser
Outros nomes Brendie
Nascimento 3 de dezembro de 1968 (45 anos)
Indianapolis, Indiana
 Estados Unidos
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Brendan James Fraser (Indianapolis, 3 de dezembro de 1968) é um ator norte-americano, tendo também a nacionalidade canadense, conhecido pelos seus muitos e variados filmes de aventura.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fraser chama a atenção do mercado cinematográfico atual por mostrar muita versatilidade. Sua interpretação convence seja qual for o gênero do filme, comédia, drama, ação ou aventura.

Filho de um executivo do ramo do turismo, nasceu em Indianápolis, IN, em 03 de dezembro de 1968. Graças ao trabalho do pai, sua família mudava muito de residência, chegou a morar em locais dos mais variados, como Ottawa, Londres, Roma ou Seattle. Durante o tempo que morou em Londres, começou a se interessar pela interpretação. Quando foi morar em Seattle, logo em seguida, matriculou-se no Seattle’s Cornish Institute, onde deu início aos estudos para ator.

Após trabalhar no filme Apostando no Amor, em 1991, teve evidência na comédia adolescente O Homem da Califórnia como o troglodita congelado que acorda nos dias atuais. O papel, embora parecesse bobo, pedia muito no sentido de interpretação para ser convincente. O próximo trabalho de evidência foi o papel de um estudante judeu em Código de Honra, filme de sucesso em 1992.

Em 1994 protagonizou a comédia Os Cabeças de Vento, fazendo um roqueiro maluco que, com sua banda, realiza um seqüestro para ter evidência da mídia. Ao lado de Joe Pesci, fez o belo Com Mérito, como um estudante de Harvard que perde sua tese e quer recuperá-la com um mendigo que a achou, de quem se torna amigo. Ainda na mesma época, faz um louco jogador de basquete em O Pancada. Uma revista chegou a descrevê-lo como um misto de bobo e sexy, dada a predominância de seus papéis nesse aspecto, principalmente na segunda metade da década de 90.

Em 1996 interpreta Bill Winterbourne em 'O Comboio do Destino'. Ao lado de Shirley Maclaine e de Ricki Lane, Brendan Fraser (mais bonito do que nunca) participa desta movimentada comédia romântica sobre uma jovem presa entre o verdadeiro amor e a falsa identidade. Através de uma partida do destino e de um equívoco de personagens, Connie Doyle, de 18 anos, é confundida com a viúva do filho de um milionário. Sem casa, sem um cêntimo e com um filho, Connie aceita com relutância a generosidade da inconsolável mãe do morto, acabando por se apaixonar pelo irmão gémeo (Brendan Fraser) do 'seu' falecido marido.

George, o Rei da Floresta foi uma comédia cheia de sucesso em que Fraser ficou com o papel principal, na adaptação para a tela grande em live-action de conhecido desenho animado. Já Deuses e Monstros mostrou seu lado mais sério, como o jardineiro que tem um envolvimento com o cineasta homossexual James Whale (sir Ian McKellen, de X-Men - O Filme e O Aprendiz, ambos de Bryan Singer).

Seguiu-se a comédia De Volta para o Presente, em que fez um rapaz que nasceu e foi criado num abrigo anti-nuclear desde a década de 60, ao lado de Sissy Spacek, Cristopher Walken e Alicia Silverstone.

Ainda em 1999, fez o festejado remake de A Múmia, em que foi o herói principal, desta vez mostrando seu talento com ação e aventura. O filme finalmente colocou Fraser em seu merecido lugar no hall dos grandes de Hollywood, faturando 414 milhões de dólares nos cinemas de todo o mundo. Na sequência, participa do fraco Polícia Desmontada, projeto similar a George, o Rei da Floresta que não vingou.

Em 2000 participou apenas de dois projetos, fazendo dublagem do personagem principal do desenho Sinbad: Nos limites da Aventura e interpretando vários personagens na agradável refilmagem de O Diabo é Meu Sócio, Endiabrado, ao lado de Elizabeth Hurley.

Em 2001, Fraser está em duas produções impressionantes nas áreas dos efeitos especiais e igualmente impressionantes nas bilheterias norte-americanas. Só que por motivos diferentes. Monkeybone - No Limite da Imaginação é o primeiro filme a apresentar atores atuando com personagens animados feitos de massinha. O filme, que custou 75 milhões de dólares, faturou a miserável quantia de 2,68 milhões em seu fim de semana de estréia. Meses depois, Fraser compensou os executivos de Hollywood com a bombástica arrecadação de O Retorno da Múmia, que em seu final de semana de estréia faturou quase 70 milhões de dólares. Tornou-se a produção a estreiar fora de feriado mais lucrativa da história.

Este fato representa bem Fraser, um ator dinâmico que se dá bem tanto na ação, drama ou humor, que, em toda sua carreira, recebeu os melhores elogios e alcançou o topo das bilheterias, ao mesmo tempo em que foi criticado severamente e punido com fracassos comerciais. Aparentemente, Fraser não se incomoda. Educado, simpático e calmo em entrevistas, o ator grandalhão passa a imagem de quem fez bem o seu trabalho, e que o resto deve ser deixado para o público. Sinais de um astro bem adaptado à indústria cinematográfica do novo milênio.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Estrela de Brendan Fraser na Calçada da fama do Canadá.[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Até hoje nunca assistiu o Filme Child of Darkness Child of Light de 1991, no qual ele fez uma pequena Participação;
  • Ele é ambidestro;
  • Ele trabalhou três vezes com o ator Pauly Shore, nos filmes: O Homem da Califórnia; O Genro dos Meus Sonhos e Um Maluco no exército;
  • Já fez implante de cabelo;
  • Fala francês fluente;
  • Foi criado na Holanda, Suíça e Canadá;
  • É aspirante à fotografo;
  • Foi cogitado para viver o Super-Homem, em Super o Retorno;
  • Foi escolhido como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo;
  • Foi cogitado para o papel do Dr. Reed/Sr. Fantástico;
  • Rompeu um disco na coluna e quebrou uma costela durante as filmagens do filme O Retorno da Múmia;
  • Já trabalhou três vezes com o ator Dave Foley em: De volta para o presente; Em alto astral e Monkeybone;
  • É fã do ator Rowan Atkinson, o Mr. Bean;
  • Ganhou $12.500.000 para fazer O Retorno da Múmia;

Referências

  1. (em inglês) Canadaswalkoffame - Página acessada em 3 de Maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Brendan Fraser
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.