Brendan Fraser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Brendan Fraser
Nome completo Brendan James Fraser
Outros nomes Brendie
Nascimento 3 de dezembro de 1968 (46 anos)
Indianapolis, Indiana
 Estados Unidos
Nacionalidade Estados UnidosEstadunidense / CanadáCanadense
Ocupação Ator
IMDb: (inglês)

Brendan James Fraser (Indianapolis, 3 de dezembro de 1968) é um ator norte-americano, tendo também a nacionalidade canadense, conhecido pelos seus muitos e variados filmes de aventura.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Filho de um executivo do ramo do turismo, nasceu em Indianápolis, IN, em 03 de dezembro de 1968. Graças ao trabalho do pai, sua família mudava muito de residência, chegou a morar em locais dos mais variados, como Ottawa, Londres, Roma ou Seattle. Durante o tempo que morou em Londres, começou a se interessar pela interpretação. Quando foi morar em Seattle, logo em seguida, matriculou-se no Seattle’s Cornish Institute, onde deu início aos estudos para ator.

Após trabalhar no filme Apostando no Amor, em 1991, teve evidência na comédia adolescente O Homem da Califórnia como o troglodita congelado que acorda nos dias atuais. O papel, embora parecesse bobo, pedia muito no sentido de interpretação para ser convincente. O próximo trabalho de evidência foi o papel de um estudante judeu em Código de Honra, filme de sucesso em 1992.

Em 1994 protagonizou a comédia Os Cabeças de Vento, fazendo um roqueiro maluco que, com sua banda, realiza um seqüestro para ter evidência da mídia. Ao lado de Joe Pesci, fez o belo Com Mérito, como um estudante de Harvard que perde sua tese e quer recuperá-la com um mendigo que a achou, de quem se torna amigo. Ainda na mesma época, faz um louco jogador de basquete em O Pancada. Uma revista chegou a descrevê-lo como um misto de bobo e sexy, dada a predominância de seus papéis nesse aspecto, principalmente na segunda metade da década de 90.

Em 1996 interpreta Bill Winterbourne em 'O Comboio do Destino'. Ao lado de Shirley Maclaine e de Ricki Lane, Brendan Fraser (mais bonito do que nunca) participa desta movimentada comédia romântica sobre uma jovem presa entre o verdadeiro amor e a falsa identidade. Através de uma partida do destino e de um equívoco de personagens, Connie Doyle, de 18 anos, é confundida com a viúva do filho de um milionário. Sem casa, sem um cêntimo e com um filho, Connie aceita com relutância a generosidade da inconsolável mãe do morto, acabando por se apaixonar pelo irmão gémeo (Brendan Fraser) do 'seu' falecido marido.

George, o Rei da Floresta foi uma comédia cheia de sucesso em que Fraser ficou com o papel principal, na adaptação para a tela grande em live-action de conhecido desenho animado. Já Deuses e Monstros mostrou seu lado mais sério, como o jardineiro que tem um envolvimento com o cineasta homossexual James Whale (sir Ian McKellen, de X-Men - O Filme e O Aprendiz, ambos de Bryan Singer).

Seguiu-se a comédia De Volta para o Presente, em que fez um rapaz que nasceu e foi criado num abrigo anti-nuclear desde a década de 60, ao lado de Sissy Spacek, Cristopher Walken e Alicia Silverstone.

Ainda em 1999, fez o festejado remake de A Múmia, em que foi o herói principal, desta vez mostrando seu talento com ação e aventura. O filme finalmente colocou Fraser em seu merecido lugar no hall dos grandes de Hollywood, faturando 414 milhões de dólares nos cinemas de todo o mundo. Na sequência, participa do fraco Polícia Desmontada, projeto similar a George, o Rei da Floresta que não vingou.

Em 2000 participou apenas de dois projetos, fazendo dublagem do personagem principal do desenho Sinbad: Nos limites da Aventura e interpretando vários personagens na agradável refilmagem de O Diabo é Meu Sócio, Endiabrado, ao lado de Elizabeth Hurley.

Em 2001, Fraser está em duas produções impressionantes nas áreas dos efeitos especiais e igualmente impressionantes nas bilheterias norte-americanas. Só que por motivos diferentes. Monkeybone - No Limite da Imaginação é o primeiro filme a apresentar atores atuando com personagens animados feitos de massinha. O filme, que custou 75 milhões de dólares, faturou a miserável quantia de 2,68 milhões em seu fim de semana de estréia. Meses depois, Fraser compensou os executivos de Hollywood com a bombástica arrecadação de O Retorno da Múmia, que em seu final de semana de estréia faturou quase 70 milhões de dólares. Tornou-se a produção a estreiar fora de feriado mais lucrativa da história.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Estrela de Brendan Fraser na Calçada da fama do Canadá.[1]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Até hoje nunca assistiu o Filme Child of Darkness Child of Light de 1991, no qual ele fez uma pequena Participação;
  • Ele é ambidestro;
  • Ele trabalhou três vezes com o ator Pauly Shore, nos filmes: O Homem da Califórnia; O Genro dos Meus Sonhos e Um Maluco no exército;
  • Já fez implante de cabelo;
  • Fala francês fluente;
  • Foi criado na Holanda, Suíça e Canadá;
  • É aspirante à fotografo;
  • Foi cogitado para viver o Super-Homem, em Super o Retorno;
  • Foi escolhido como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo;
  • Foi cogitado para o papel do Dr. Reed/Sr. Fantástico;
  • Rompeu um disco na coluna e quebrou uma costela durante as filmagens do filme O Retorno da Múmia;
  • Já trabalhou três vezes com o ator Dave Foley em: De volta para o presente; Em alto astral e Monkeybone;
  • É fã do ator Rowan Atkinson, o Mr. Bean;
  • Ganhou $12.500.000 para fazer O Retorno da Múmia;

Referências

  1. (em inglês) Canadaswalkoffame - Página acessada em 3 de Maio de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Brendan Fraser
Ícone de esboço Este sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.