Brendan Gleeson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brendan Gleeson
Nascimento 29 de março de 1955 (59 anos)
Dublin, Irlanda
Nacionalidade Flag of Ireland.svg irlandês
Principais trabalhos
Prêmios Melhor Curta-Metragem de Animação
Jacob´s Award (Irlanda)

Brendan Gleeson (Dublin, 29 de março de 1955) é um ator irlandês famoso por filmes como Extermínio, Coração Valente e a série de filmes de Harry Potter.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Brendan formou-se na University College Dublin, trabalhando vários anos como professor substituto na Belcamp College, no norte de Dublin. Ele mora atualmente em Malahide, na Irlanda, com sua mulher Mary e seus quatro filhos Domhnall (que atuou como Gui Weasley em Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 1 e 2), Fergus, Brían e Ruari. Gleeson também é talentoso com o violino. É amigo próximo de outros atores irlandeses, como Cillian Murphy, Liam Neeson e Stephen Rea.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Gleeson começou a atuar aos 34 anos de idade. Sua estréia foi no filme irlandês feito para TV The Treaty, onde ganhou o prêmio Jacob´s Award em 1992.

Depois, atuou em mais de 30 filmes incluindo Coração Valente, I Went Down, Michael Collins, Gangues de Nova Iorque, Cold Mountain, Extermínio, Tróia, Cruzada, Artificial Intelligence: AI e A Vila. Ele recebeu excelentes críticas por sua atuação como o gangster irlandês Martin Cahill no filme O General de John Boorman em 1998.

Gleeson também participou de outros dois filmes de grande sucesso interpretando o professor "Olho-Tonto" Moody na série de filmes de Harry Potter, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix e Harry Potter e as Reliquias da Morte: Parte 1.

Também participou do filme Six-Shooter em 2006, vencedor do Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "The heart of the matter" 17 de fevereiro de 2011, RTE.ie
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.