Breogán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Breogán

Breogán é uma personagem mítica do ciclo mitológico céltico, constante no Lebor Gabála Érenn (Livro das Invasões da Irlanda), do século XII. Torna-se o líder do povo milesiano após a morte de seu líder original, Míle Espáine.1

Breogán, tido como um grande guerreiro e líder na mitologia celta, é uma personagem muito importante na Galiza, e é também creditado pela construção de uma mítica torre muito alta (localizada por alguns autores na região de Trás-os-Montes,2 enquanto outros a localizam na região da Corunha) e que pode ou não ter conexão com a famosa Torre de Hércules. Outros relatos o citam como o fundador da cidade de Brigâncio (a actual Corunha) e apontam seu nome como a origem do nome da região de Bragança (Brigantia).2

O mito exposto no Livro das Invasões diz que o Rei Breogán do Povo de Míl levantou uma alta torre defensiva tão alta que um dos seus filhos viu Irlanda desde a cima. Em outra versão, Ith, a pessoa a avistar a terra irlandesa, seria tio de Míle Espáine.1 A promessa de mais uma terra verde, de rara beleza, por conquistar levou-o a fazer a viagem ao norte que terminou com a colonização da Irlanda.

Entre outras fontes, a lenda está parcialmente registada no supracitado Lebor Gabála Érenn, livro das invasões irlandês, onde se conta uma mítica viagem marítima desde o outro lado do mar no que chegaram os milésios, os filhos de Míle Espáine, que seriam os primeiros habitantes da ilha.

Breogán é mencionado no hino galego. De facto, a palavra "Galiza" não aparece no hino (um poema de Eduardo Pondal chamado "Os Pinheiros"), senão com a expressão "Nazón de Breogán" ("Nação de Breogão")

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b QUINTINO, Claudio Crow. in 'O Livro da Mitologia Celta', Hi-Brasil Editora, São Paulo, 2002. página 49
  2. a b QUINTINO, Claudio Crow. in 'O Livro da Mitologia Celta', Hi-Brasil Editora, São Paulo, 2002. página 51
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.