Breogán

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A estátua de Breogán e ao fundo a Torre de Hércules em Corunha

Breogán é um personagem mítico do ciclo mitológico céltico, constante no Lebor Gabála Érenn (Livro das Invasões da Irlanda), do século XI. Foi um ancestral dos Milesianos povo que descende de seu sobrinho, Míle Espáine [1] .

Breogán, tido como um grande guerreiro foi um personagem importante na Galiza, e é também creditado a ele a construção de uma alta torre mítica (localizada por alguns autores na região de Trás-os-Montes, enquanto outros a localizam na região da Corunha e seria localizada onde os romanos construíram a famosa Torre de Hércules). Outros relatos o citam como o fundador da cidade de Brigâncio (a atual Corunha) e apontam seu nome como a origem do nome da região de Bragança (Brigantia) [1] .

O mito explicado no Livro das Invasões diz que Breogán levantou uma alta torre defensiva tão alta que um dos seus filhos Ith viu a Irlanda do topo da torre. Em outra versão, a pessoa a avistar a terra irlandesa, seria seu tio Míle. A promessa de mais uma terra verde, de rara beleza, por conquistar levou-o a fazer a viagem ao norte que terminou com a colonização da Irlanda [1] .

A lenda parcialmente registada no Lebor Gabála Érenn, relata a mítica viagem marítima dos Milesianos, os filhos de Míle Espáine, da Corunha até o Condado de Kerry [1] .

Breogán é mencionado no hino galego. De fato, a palavra "Galiza" não aparece no hino (um poema de Eduardo Pondal chamado "Os Pinos"), senão com a expressão "Nazón de Breogán" ("Nação de Breogán").


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Lebor Gabála Érenn: §65-95 The Milesians in Celtic Litterature Collective (em inglês) página visitada em 11/03/2015
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Breogán