Briançon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Briançon

Briançon é uma comuna francesa situada no departamento de Hautes-Alpes, na região Provence-Alpes-Côte d'Azur. Tem uma população de 10 737 (1999).

Era conhecida como Brigantium durante o período romano.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Brasão de Briançon.

Briançon situa-se na confluência dos vales dos rios Durance, Guisane e Cerveyrette. A 1326 metros de altitude, é a mais alta cidade francesa e a segunda da Europa (depois de Davos, na Suíça). O largo vale do Durance abre-lhe ao norte, pelo passo de Montgenèvre, as portas da Itália e para o sul Gap e a Provence. Briançon é servida pelas rodovias nacionais n° 91 (vindo de Grenoble) e n° 94 (vindo de Gap), assim como por ferrovia de Valence. Famosa pelo seu centro antigo e fortificada sob as ordens do Marechal de Vauban, ela é igualmente uma estação de esqui pertencente ao domínio de Serre-Chevalier, de que ela foi a origem em 1941 no sítio de Chantemerle.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Briançon
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.