Brian Gardner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde novembro de 2012).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Brian Gardner é um técnico em masterização estadunidense. Conhecido como "Big Bass", é renomado no mundo do hip-hop, mesmo que já tenha trabalhado com uma gama diversa de artistas de diferentes gêneros musicais.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A história de Brian Gardner no mundo musical começou cedo, já procurando emprego na indústria fonográfica com 12 anos (ainda que sendo jovem demais para conseguir um). Um de seus hobbies quando jovem era equalizar músicas em casa. Eventualmente, ele conseguiu um emprego na Century Records, onde eram gravados discos para escolas e para as Forças Armadas, processo este que ele aprendeu apenas observando.

Nessa época, após diversas gravações para a banda Creedence Clearwater Revival, em uma delas havia uma suspeita de que a resposta de frequência do som estivesse errada. Então, Gardner ultrapassou seus limites (já que não lhe era permitido equalizar uma canção ou mexer nos botões) e mexeu na música, mudando totalmente a canção e gerando uma resposta positiva da banda.

A partir daí, começou sua carreira profissional no meio com um trabalho na RCA Records, como masterizador e segundo engenheiro de som. Trabalhou com Harry Nillson, the Guess Who, Jefferson Airplane, entre outros.

Após alguns anos trabalhando na RCA, Creedence Clearwater o fez uma proposta de trabalho, assim o retirando da RCA e o levando para o Fantasy Studios, um estúdio que a própria banda havia criado.

Depois de quatro anos de trabalho no local, mudou-se para o Allen Zentz Mastering, onde gravou basicamente álbuns de disco music, inclusive todos os discos da época de Donna Summer, Village People, George Clinton e até mesmo os primeiros discos do Jackson 5.

Muito requisitado, já trabalhou com diversos estilos e artistas diferentes, tendo um reconhecimento maior por seus trabalhos com hip hop e rap, recebendo seu apelido "Big Bass" de um de seus maiores colaboradores, Dr. Dre.

Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Créditos compilados do banco de dados da All Music Guide.[1]

Como masterizador[editar | editar código-fonte]

Artistas[editar | editar código-fonte]

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Como engenheiro de som[editar | editar código-fonte]

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. brian gardner credits. All Music Guide.. Visitado em 14 de abril de 2007..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.