Brian Griffin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brian Griffin
Personagem de Family Guy
Brian Griffin com um dry martini.
Sexo Masculino
Espécie Cão
Olhos Pretos
Actividade(s) Jornalista, Escritor
Amigo(s) Peter Griffin, Stewie Griffin
Criado por Seth MacFarlane
Voz Seth MacFarlane
Dobragem Brasil Cásar Leitão
Brasil Hélio Vaccari
Portugal Não dobrado / Versão Original
Primeira aparição "Death Has a Shadow"
Última aparição "Christmas Guy" — temporada 12, episódio 8
Projecto Banda desenhada  · Portal Cinema
Portal Televisão

Brian Griffin é um personagem da série de animação de comédia Uma Família da Pesada (Brasil) ou Homem de Família (Portugal) (Family Guy). Ele é o cão da família Griffin - Brian é um cão que fala, nascido de uma ninhada da cadela Biscoito em uma fazenda da cidade de Austin, no estado do Texas - e, incrivelmente, é o mais intelectual da casa, além de ser, também, o melhor amigo de Peter.

Brian possui muita cultura e chegou a cursar faculdade; no entanto, abandonou-a pouco antes do fim. Em um episódio ele volta para concluir o curso, após perder o emprego de escritor na revista The New Yorker por não possuir diploma universitário.

Ele é o fiel companheiro de Peter em todas as horas. Mantém bastante contato com Stewie e, discretamente, é apaixonado por Lois.

Brian adora beber e fumar, às vezes, exagera um pouco na bebida, o que faz dele quase um alcoólatra. Foi também revelado ao longo da série que ele era ateu, que foi um tema de um episódio em que Meg Griffin se converte ao cristianismo, e tenta convencer Brian a se juntar a ela - tentativa em vão.

Possui um humor sarcástico, com comentários muito inteligentes.