Brichos - A Floresta É Nossa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brichos - A Floresta É Nossa
Brichos - A Floresta É Nossa
Pôster oficial do filme.
 Brasil
2012 •  83 min 
Gênero animação
Direção Paulo Munhoz
Roteiro Paulo Munhoz
Érico Beduschi
Elenco Paulo Munhoz
Renet Lyon
Vadeco
Fabíula Nascimento
Marcelo Tas
Michelle Pucci
Antônio Abujamra
André Abujamra
Hélio Barbosa
Wellington Wella
Enéas Lour
Mauro Zanatta
Regina Vogue
Letícia Leite
Música Vadeco
Companhia(s) produtora(s) Tecnokena Audiovisual e Multimídia Ltda
Idioma português
Cronologia
Brichos
(2007)

Brichos - A Floresta É Nossa é um filme de animação brasileiro realizado em 2012 pelo diretor Paulo Munhoz[1]. O longa de animação é a sequência do filme Brichos (de 2007) e a atual produção conta com a participação de Antonio Abujamra, Marcelo Tas e Fabíula Nascimento, que fazem as vozes dos personagens.

O filme também apresenta um redesign nos visuais dos personagens comparado ao do primeiro filme, passando a seguir um estilo de arte menos cartunesco e um pouco mais similar ao de animações japonesas. O filme teve sua continuação como uma série de TV que também utiliza os mesmos designs dos personagens mostrados neste filme.

Enredo[editar | editar código-fonte]

O filme começa mostrando Tales e seus amigos nas férias de verão. Bandeira foi viajar junto do pai Olavo para o Oriente médio a bordo de um jipe, Dumontzinho foi fazer intercâmbio na América do Norte onde faz uma nova amiga chamada Pandinha, enquanto que Tales e Jairzinho ficaram na vila fazendo um acampamento.

Tudo está normal até Tales e Jairzinho descobrirem o retorno de Ratão que está fazendo negócios com um executivo americano chamado Sam Baldeagle. Os dois revelam estar trabalhando juntos para um cachorro chamado Mr. Birdestroy cuja meta é tomar posse da Vila dos Brichos e derrubar sua floresta, além de também ter aliança com o dromedário terrorista Al Corcova. Enquanto isso Bandeira e Olavo acabam ficando presos no meio do deserto até serem resgatados por um grupo de calangos bandidos chamados "Lagaregues" liderados por Abdul-Aziz. Dumontzinho e Pandinha encontram o esconderijo secreto dos vilões e conseguem enviar informações para a vila sobre o plano de Birdestroy.

Posteriormente Ratão faz um acordo com o prefeito da Vila dos Brichos para apresentar o projeto da compra da vila para os moradores indo longe a ponto de querer suborná-los com dinheiro, mas acabam perdendo na votação após Tales mostrar um vídeo conscientizando sobre a importância da floresta. Após terem fracassado na proposta da venda Ratão e Sam são despedidos por Birdestroy que vai junto de Al Corcova para uma estação espacial usar uma lente para incendiar a floresta. No entanto Bandeira, Olavo, Abdul, Dumontzinho e Pandinha conseguem invadir a base de Al Corcova e utilizam duas naves militares para apagar a lente salvando assim a floresta.

No final após o foguete ser destruído, Birdestroy e Al Corcova escapam através de um traje espacial, onde eles aparecem flutuando bem longe do planeta Terra, O filme termina com uma piada onde Al Corcova solta gases dentro do traje.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Elenco
Ator Personagem
Paulo Munhoz Tales
Renet Lyon Jairzinho
Vadeco Schettini Bandeira
Fabíula Nascimento Dumontzinho
Marcelo Tas Mr. Birdestroy
Michelle Pucci Pandinha
Antônio Abujamra Al Corcova
André Abujamra Ratão
Hélio Barbosa Sam Baldeagle
Wellington Wella Jaguar
Enéas Lour Rubinelson
Mauro Zanatta P. Dumont
Regina Vogue Madame Ísis
Letícia Leite Maya

Antecedentes e produção[editar | editar código-fonte]

O primeiro filme da série, Brichos, foi lançado em 2007 e teve recepção positiva dos espectadores. Entre este e A Floresta É Nossa, Munhoz produziu o filme Belowars (2009). Ele comentou que A Floresta É Nossa, com incentivo da Lei Rouanet, seria lançado apenas com uma grande distribuidora, já que "a qualidade técnica do filme é bem superior [ao primeiro]".[2]

Referências

  1. Brichos 2 encara seu grande desafio Jornal Gazeta do Povo (ed. de janeiro de 2013)
  2. Vecchio, Annalice Del. «Do fio ao pavio». Gazeta do Povo. Consultado em 18 de outubro de 2021