Brisgóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea da Brisgóvia.

Brisgóvia ou Brisgau é o nome de uma região no sudoeste da Alemanha, localizada entre o rio Reno e o sopé da Floresta Negra em redor da cidade de Friburgo em Brisgóvia no actual estado de Bade-Vurtemberga. O distrito de Breisgau-Hochschwarzwald, que parcialmente corresponde à Brisgóvia, é assim chamado dado o nome dessa região. Partes da Brisgóvia estão também situadas nos distritos de Friburgo em Brisgóvia e no de Emmendingen.

História[editar | editar código-fonte]

Armas da Casa de Zähringen

Em tempos remotos Brisgau era conhecido como Breisachgau, significando o condado em redor de Breisach, localidade na margem leste do Reno.

Os mais antigos habitantes historicamente comprovados foram os Celtas. Duramte o Império Romano, esta área fazia parte da província da Germânia superior. Mas após a ruptura do limes Germanicus no ano de 260, os Alamanos estabeleceram-se na região, que se manteve parte da Alemannia durante a Idade Média tornando-se uma zona tampão entre as terras Alamanicas e a Alsácia que era uma região não tão colonizada pelos alamanos.

Em meados do século IX constituía uma Marca defendendo a fronteira sul da Lotaríngia e Alsácia. Em 859, it was bestowed on Carlos o Gordo, filho de Luís o Germânico, sinal da sua importância. No Século X os condes locais pertenciam à família Zähringen e, já no Século XIII, a Brisgóvia constituía já uma parte central do Ducado de Zähringen. Os duques fundaram a cidade de Friburgo que se tornou o centro da região.

Brasão da Áustria Anterior (Vorderösterreich)

Desde finais do Século XIII até 1797, a região fazia parte da Áustria Anterior, área no sudeste da Alemanha governado pelos Habsburgos austríacos, cujo status-quo foi alterado com as invasões napoleónicas, que ali criaram um estado soberano, o Ducado de Brisgóvia, atribuído a Hércules III d’Este, antigo Duque de Módena, como compensação pela perda dos seus estados italianos que haviam sido englobados na República Cisalpina. Em 1805, pelo Tratado de Pressburg, a região foi, por fim, integrada no Grão-ducado de Bade.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da Brisgóvia é temperado; de facto, trata-se da região mais amena da Alemanha. A temperatura média anual é de 11º C., e a precipitação media é de 900 mm.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

A Brisgóvia é conhecida pelo seu vinho, pomares e cultura de cereais.

Localidades da Brisgóvia[editar | editar código-fonte]

A maior cidade da região é, sem dúvida, Friburgo. Outras localidades conhecidas incluem Bad Krozingen, Staufen, Breisach, Endingen, Kenzingen, Neuenburgo e Emmendingen.

O acidente geográfico mais elevado é o monte Schauinsland, atingindo uma altitude de 1.284 m.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Breisgau».


47° 56′ N 7° 49′ E

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brisgóvia