Brisgóvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea da Brisgóvia.

Brisgóvia ou Brisgau (em alemão, Breisgau) é o nome de uma região (Gau) situada no sudoeste do estado de Baden-Württemberg, na Alemanha. Está entre o Reno superior (Oberrhein) e o sopé da Floresta Negra, e sua principal cidade é Freiburg im Breisgau (Friburgo em Brisgóvia), que, mais precisamente, é uma cidade-distrito (kreisfreie Stadt).

O distrito de Breisgau-Hochschwarzwald corresponde, em parte, à Brisgóvia (Breisgau). Outras partes da Brisgóvia estão situadas na cidade-distrito de Freiburg im Breisgau e no distrito de Emmendingen.

História[editar | editar código-fonte]

Armas da Casa de Zähringen

Em tempos remotos, a região de Breisgau era conhecida como Breisachgau, termo que significa 'o condado em redor de Breisach', uma localidade na margem leste do Reno.

Os mais antigos habitantes historicamente comprovados foram os celtas. Durante o Império Romano, esta área fazia parte da província da Germânia superior. Mas, após a ruptura do limes Germanicus, no ano de 260, os alamanos estabeleceram-se na região, que se manteve como parte da Alemannia durante a Idade Média, tornando-se uma zona tampão entre as terras alamânicas e a Alsácia, que era uma região não tão colonizada pelos alamanos.

Em meados do século IX, constituía uma marca de fronteira, defendendo a fronteira sul da Lotaríngia e Alsácia. Em 859, foi concedida a Carlos o Gordo, filho de Luís o Germânico, sinal da sua importância. No século X, os condes locais pertenciam à família Zähringen e, já no século XIII, a Brisgóvia constituía uma parte central do Ducado de Zähringen. Os duques fundaram a cidade de Friburgo que se tornou o centro da região.

Brasão da Áustria Anterior (Vorderösterreich)

Desde finais do Século XIII até 1797, a região fazia parte da Áustria Anterior, área no sudeste da Alemanha governado pelos Habsburgos austríacos, cujo status foi alterado com as invasões napoleónicas, que ali criaram um estado soberano, o Ducado de Brisgóvia, atribuído a Hércules III d’Este, Duque de Módena, como compensação pela perda dos seus estados italianos que haviam sido englobados na República Cisalpina. Em 1805, pelo Tratado de Pressburg, a região foi, por fim, integrada ao Grão-ducado de Bade.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima da Brisgóvia é temperado; de fato, trata-se da região mais amena da Alemanha. A temperatura média anual é de 11°C, e a precipitação media é de 900 mm.

Agricultura[editar | editar código-fonte]

A Brisgóvia é conhecida por seu vinho, seus pomares e sua cultura de cereais.

Localidades da Brisgóvia[editar | editar código-fonte]

A maior cidade da região é, sem dúvida, Friburgo. Outras localidades conhecidas incluem Bad Krozingen, Staufen, Breisach, Endingen, Kenzingen, Neuenburgo e Emmendingen.

Seu ponto culminante situa-se no monte Schauinsland (1.284 m).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Breisgau».


47° 56′ N 7° 49′ E

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Brisgóvia