Bristol Aerospace

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bristol Aerospace
Indústria Aeroespacial
Fundação 1930
Fundador(es) Jim, Grant e Edwin MacDonalds
Sede Winnipeg, Manitoba  Canadá
Empregados 630
Produtos Manutenção e Atualização de Aeronaves, Flutuadores e Foguetes
Página oficial www.bristol.ca

A Bristol Aerospace é um empresa aeroespacial Canadense localizada em Winnipeg, Manitoba. É uma divisão operacional da Magellan Aerospace.

História[editar | editar código-fonte]

A Bristol Aerospace, iniciou suas atividades em 1930, como a MacDonald Brothers Aircraft Company. Os irmãos: Jim e Grant MacDonald, se mudaram da Nova Escócia para Winnipeg, em 1904 para iniciar um negócio de chapas de metal, sendo que o irmão Edwin, se juntou a eles mais tarde. Como as viagens de avião, começavam a se estabelecer como um importante meio de transporte e Winnipeg estava se tornando um centro intermediário de paradas importante nas viagens para o Oeste, eles investiram nessa área, produzindo flutuadores de metal para aviões anfíbios, sob licença da EDO Corporation de Nova Iorque, o que continuou fazendo até o início dos anos 80.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa construiu aviões de treinamento chegando a ter mais de 4.500 empregados, se tornando importante na área de manutenção e atualização de aeronaves para a força aérea Canadense nas décadas de 40 e 50. Em 1954, a MacDonald Brothers Aircraft foi comprada pela empresa Britânica Bristol Aeroplane Company, se tornando a sua filial Canadense. Durante as décadas de 50 e 60, com a sua grande experiência na produção de chapas metálicas de precisão, ela se tornou uma das maiores fornecedoras das partes que suportavam o calor para a maioria dos fabricantes de motores aeronáuticos. Nas décadas de 60 e 70, em parceria com a Aerojet General, foi desenvolvido o míssil de ataque ao solo CRV7 (maior do mundo na época), este míssil veio a dar origem à série de foguetes de sondagem da família Black Brant[1] .

Um Canadair CF-116A chega à Bristol Aerospace para o processo de atualização. Abril de 1987

Administração[editar | editar código-fonte]

Em 1967 a matriz Bristol Aeroplane Company, foi comprada pela Rolls-Royce, e mudou o nome da sua subsidiária Canadense para Bristol Aerospace.

Em junho de 1997, a Rolls-Royce plc, vendeu a Bristol para a Magellan Aerospace, um conglomerado formado por empresas Canadenses e Norte Americanas do ramo aeroespacial. Desde então, a marca Magellan tem sido usada de forma mais agressiva, reduzindo a visibilidade e independência da marca Bristol Aerospace.

Referências

  1. Bristol Aerospace (2008). Products. Página visitada em 26 de julho de 2011.
Notas
Bibliografia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bristol Aerospace
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bristol Aerospace