Land Rover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Land Rover
Privada
Atividade Automobilística
Fundação 1948 (76 anos)
Sede Coventry, Condado de Midlands Ocidental,
 Inglaterra
Pessoas-chave
Empregados 13 000
Produtos Land Rover Defender e outros SUVs
Website oficial www.landrover.com

A Land Rover é uma marca de jipes de luxo inglesa, propriedade da Jaguar Land Rover, um fabricante de automotivas multinacionais com sede em Coventry, Inglaterra, subsidiária do fabricante indiano Tata Motors desde 2008.

No Brasil existem cerca de 35 concessionárias autorizadas desde 1992 quando a marca retornou ao país, sendo a Land Rio, do Rio de Janeiro a mais antiga ainda presente no país. É também o nome pelo qual é normalmente conhecido o primeiro veículo todo-terreno para uso civil, construído pela Rover em 1948. Mais tarde, a divisão Land Rover ganhou autonomia e desde então tem vindo a desenhar e a construir uma vasta gama de veículos todo-terreno. A Land Rover tem sido, durante a sua história, controlada por diversas empresas do ramo automóvel, nomeadamente a British Leyland, British Aerospace, a alemã BMW, e a estadunidense Ford e, a partir de Março de 2008, pela indiana Tata Motors, que comprou a Land Rover da Ford. Os veículos continuam a ser fabricados em Solihull, Inglaterra (perto de Birmingham) Inglaterra (perto de Liverpool) e são exportados para todo o mundo.

História[editar | editar código-fonte]

O projeto do veículo Land Rover original foi iniciado em 1947 por Maurice Wilks, designer-chefe na Rover Company, em sua fazenda em Newborough, Anglesey. Diz-se que ele foi inspirado por um Jeep americano da Segunda Guerra Mundial que ele usou em um verão na sua casa de campo no País de Gales. O primeiro protótipo de Land Rover, depois apelidado de "Centre Steer" (volante central), foi construído sobre chassis e eixos de um Jeep.

A escolha inicial de cor foi ditada pelo excedente de tinta utilizada nos cockpits de aeronaves. Dessa forma, os primeiros veículos vieram somente em vários tons de verde claro; todos os modelos até recentemente dispõem de chassis com armação em estrutura quadrada.

Os primeiros veículos, como a Serie I, foram testados em campo em Long Bennington e projetados para terem manutenção simples; As propagandas para os Land Rovers citam veículos dirigidos por milhares de quilômetros utilizando óleo de banana. Agora, com requisitos de manutenção mais complexos, isso não é mais uma opção. O exército britânico tem em uso versões com o motor mecanicamente mais simples 300 TDi 2,5 litros 4 cilindros em vez do 2,5 litros 5 cilindros TD5 controlado eletronicamente para manter a facilidade de manutenção. Esse motor também continuou em uso em alguns mercados utilizando unidades montadas na fábrica da Ford no Brasil, onde Land Rovers foram fabricados sob licença e o motor também foi usado em pick-ups Ford produzidas localmente. A produção do motor TDi no Reino Unido cessou em 2006, com o fim da oferta desse motor pela Land Rover. A International Motors do Brasil oferece um motor chamado 2.8 TGV Power Torque, que é essencialmente uma versão 2,8 litros do 300TDi, com aumento de potência e torque.

Enquanto propriedade da Ford, a Land Rover se associou à Jaguar - a primeira vez que as duas empresas estiveram sob um mesmo conglomerado desde a era British Leyland, sendo adquiridas em 2008 pela indiana Tata Motors. Em muitos países, elas compartilharam uma rede de distribuição e vendas comum (incluindo concessionárias compartilhadas), e alguns modelos dividiram componentes e instalações de produção.

Marcos históricos[editar | editar código-fonte]

Um Land Rover militar
  • 1948 O Land Rover, desenhado pelos irmãos Wilks é construído pela Rover.
  • 1967 A Rover é adquirida pela Leyland Motors Ltd, que mais tarde passaria a ser denominada British Leyland
  • 1970 É apresentado o Range Rover.
  • 1975 A British Leyland abre falência e é adquirida pelo estado. Um estudo económico da Ryder Report recomenda que a Land Rover seja separada da Rover e que seja criada uma nova empresa autónoma.
  • 1980 A fábrica de Solihull passa a ser dedicada exclusivamente ao fabrico de veículos Land Rover. É lançado o Range Rover de 5 portas.
  • 1987 O Range Rover é introduzido no mercado norte-americano.
  • 1988 A British Leyland, agora denominada Rover Group, é privatizada e torna-se parte da British Aerospace.
  • 1989 É lançado o modelo Discovery (Disco I, para os entusiastas).
  • 1994 O grupo Rover é adquirido pela BMW. É apresentada a segunda geração do Range Rover.
  • 1998 É apresentado o modelo Freelander.
  • 1998 Em outubro a Land Rover inaugurou uma linha de montagem dos modelos Defender no Brasil em são Bernardo do Campo, São Paulo.
  • 1999 É apresentada a segunda geração do Discovery (Disco II).
  • 2000 A BMW desfaz o grupo Rover, ficando com a Mini, cedendo a MG e a Rover ao consórcio inglês Phoenix Venture Holdings e vendendo a Land Rover à Ford.
  • 2002 É apresentada a terceira geração do Range Rover.
  • 2005 É apresentada a terceira geração do Discovery/LR3.
  • 2005 É apresentado o Range Rover Sport.
  • 2005 Adopção do motor Jaguar AJ-V8 para substituição do BMW M62 V8 na linha Range Rover.
  • 2005 a Land Rover encerrou a produção brasileira do modelo Defender.
  • 2008 A Land Rover é adquirida pela Tata Motors, junto com a Jaguar. Assim, o Grupo Ford fica com as empresas Mazda, Lincoln Motor Company, Troller e Mercury.
  • 2016 Inaugurada no Brasil na cidade de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro a primeira fábrica da Land Rover fora da Inglaterra. Fabricando os modelos Evoque e Discovery Sport.
  • 2018 A Fábrica da Jaguar Land Rover localizada no Brasil, na cidade de Itatiaia, estado do Rio de Janeiro deixa de fabricar o modelo Evoque, ficando então apenas com a produção do novo Discovery Sport.

Modelos[editar | editar código-fonte]

Land Rover Series I

Recalls no Brasil[editar | editar código-fonte]

Data de anúncio Problema Modelos afetados Causa Solução
20 de outubro de 2014[2] Possibilidade de um vazamento de óleo na extremidade da carcaça do eixo dianteiro levar, em casos extremos, ao desprendimento da roda do veículo Land Rover Defender 130
(chassi SALLDKVS8BA400019 a SALLDKWS8BA825943)
Erro de projeto Substituição do componente
12 de dezembro de 2014[3] Possibilidade de um vazamento de óleo na extremidade da carcaça do eixo dianteiro levar, em casos extremos, ao desprendimento da roda do veículo Land Rover Defender 110
(chassi SALLDHMS8BA401239 a SALLDHMS8BA825930)
Erro de projeto Instalação de suporte de reforço suplementar nas duas extremidades do eixo dianteiro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CEO da Jaguar Land Rover pede demissão em meio à escassez de chips». Motor1 Brasil. 18 de novembro de 2022. Consultado em 19 de novembro de 2022 
  2. «Land Rover faz recall do Defender no Brasil; roda pode se soltar». G1. Consultado em 13 de dezembro de 2014 
  3. «Risco de roda se soltar faz Land Rover ampliar recall para Defender 110». G1. Consultado em 13 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Land Rover
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.