Broadcatching

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Broadcatching é o download de conteúdo digital que foi disponibilizado através da Internet usando RSS.

A idéia geral é usar um mecanismo automatizado para agregar feeds diversos e conteúdo de download para fins de visualização ou de apresentação.

História[editar | editar código-fonte]

Fen Labalme descreveu o termo broadcatch em 1983[1] , referindo-se a um agente automatizado que agrega e filtra conteúdo de várias fontes para apresentar a um usuário individual.

Mais tarde, Stewart Brand usou o termo independentemente em seu livro de 1987 The Media Lab: Inventing the Future at MIT para descrever a tecnologia da inteligência artificial (em uma aplicação) para ajudar na seleção de conteúdo ("hunting ou "caça") e visualização ("browsing" ou "navegação").[2]

RSS+BitTorrent[editar | editar código-fonte]

Em dezembro de 2003 Steve Gillmor descreveu a combinação RSS e BitTorrent peer-to-peer como um método para subscrever-se em uma série contínua de arquivos de mídia, num artigo para Ziff-Davis[3] . Scott Raymond descreveu sua aplicação específica para a coleta de programação agendada em um artigo intitulado Broadcatching with BitTorrent.[4] A combinação dessas tecnologias permite a um computador conectado à Internet agir como um gravador de vídeo digital, conectado ao cabo.

Uma das primeiras implementações práticas foi lançada em 2004. O programador Andrew Grumet anunciou o lançamento de uma versão beta de uma ferramenta de integração entre RSS e BitTorrent para o agregador de notícias da Radio Userland [5] .

Hoje, o conteúdo pode ser distribuído a grandes grupos, com um baixo custo através do broadcatching baseado em RSS+BitTorrent. Grandes grupos podem ser notificados sobre novo conteúdo através de RSS, e o conteúdo mais volumoso pode ser distribuído mais barato, por BitTorrent. Destinatários podem se inscrever em um feed RSS, através do qual um provedor de conteúdo notifica-os de novos conteúdos, utilizando BitTorrent para descarregar o conteúdo. As tags, sejam eles aplicados por um usuário ou vários usuários, também são usados ​​para conduzir a distribuição de torrents.

Usos[editar | editar código-fonte]

Embora o broadcatching pode ser classificado como um método independente de tecnologia e implementação, hoje é muito utilizado com televisão via Internet e rádio na Internet (também chamado de podcasting ou IPradio).

O broadcatching é frequentemente usado em situações em que o multicasting pode ser usado, mas o custo é proibitivo.

Difusão televisiva via broadcatching[editar | editar código-fonte]

Talvez o uso mais popular de broadcatching está usando um cliente BitTorrent com suporte a RSS embutido para baixar automaticamente episódios de TV como eles são liberados[carece de fontes?] - usuários de Internet capturam a transmissão como é transmitida, em seguida é transcodificada (tipicamente depois de remover propagandas) e enviá-lo a outros.

A prática se tornou bastante popular, principalmente em países como a Austrália e o Reino Unido, onde programas de televisão produzidos no EUA tendem a ser transmitidos por mais de seis meses após as transmissões americanas, em geral.

A partir de 2010, não houve nenhuma ação judicial contra participantes de episódios de TV (comparado com a distribuição de filmes com direitos autorais e da música que o MPAA e RIAA tomaram uma forte posição contra).


Clientes[editar | editar código-fonte]

Players com função de broadcast[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Definição de broadcatch company website, (2001 archive)
  2. The Media Lab Review. L. McGuff. Beyond Cyberpunk, Gareth Branwyn, ed., 1991. Retrieved 2007-04-22
  3. Gillmor, Steve. http://www.eweek.com/article2/0,1895,1413403,00.asp BitTorrent e RSS criam revolução disruptiva] EWeek.com, 13 de dezembro de 2003. Revisto em 22/04/2007.
  4. Raymond, Scott: Broadcatching with BitTorrent. scottraymond.net: 2003-12-16.
  5. http://blog.grumet.net/2004/03/11/529 Primeira ferramenta de integração entre RSS e BitTorrent
  6. KTorrent's syndication plugin

Links externos[editar | editar código-fonte]