Brody Dalle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brody Dalle
Brody Dalle playing with Spinnerette at the 2009 Deer lake Virgin Festival 2.jpg
Informação geral
Nome completo Bree Joanna Alice Robinson
Nascimento 1 de janeiro de 1979 (35 anos)
Fitzroy, Melbourne
 Austrália
Gênero(s) Rock alternativo, punk rock, indie rock, garage rock
Instrumento(s) Vocal, guitarra, baixo
Período em atividade 1993–presente
Gravadora(s) Sire, Warner Bros., Epitaph, Ellahen
Afiliação(ões) The Distillers, Spinnerette, Queens of the Stone Age

Brody Dalle Homme (1 de janeiro de 1979) é uma cantora, compositora e guitarrista australiana. Ela é mais conhecida por ter sido líder da banda punk The Distillers, e mais tarde, da banda de rock alternativo Spinnerette.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Nascida Bree Joanna Alice Robinson, Dalle tornou-se interssada em Cyndi Lauper e The Beatles quando criança. Aos 12 anos, descobriu as bandas Nirvana e Hole, influências cruciais. A carreira de Dalle começou aos 13 anos, quando ela aprendeu a tocar guitarra. Ela era parte da Rock'n'Roll High School (RnRHS), um instituto musical feminista. Ela tornou-se interessada em outras bandas como Black Flag, Discharge e Flipper, formando sua própria banda, Sourposs, que, em 1995, tocou no Summersault Festival em Melbourne. Lá, ela conheceu Tim Armstrong, líder da banda Rancid, 13 anos mais velho. Os dois começaram um relacionamento e ficaram noivos quando Dalle fez 18 anos. Ela mudou-se de Melbourne para Los Angeles, e lá formou a banda The Distillers.

The Distillers lançaram seu primeiro álbum honônimo em 2000, e receberam aclame crítico, sendo comparados com Hole. Lançaram mais dois álbuns, Sing Sing Death House (2002) e Coral Fang (2003), antes de se separarem oficialmente em 2006. A banda fez grande sucesso e chegou a apresentar-se no Lollapalooza.

2007–11: Spinerette[editar | editar código-fonte]

Após o fim de The Distillers, Dalle começou um novo projeto chamado Spinnerette ao lado de Alain Johannes. Em 11 de dezembro de 2008, a banda lançou seu primeiro EP, Ghetto Love, com um vídeo dirigido por Liam Lynch. Um álbum completo foi lançado em 17 de junho de 2009.

Dalle também contribuiu em faixas com a banda Eagles of Death Metal sob vários pseudônimos e apareceu na música "You Got A Killer Scene There, Man" do Queens of the Stone Age em 2005. Em 2009, fez parte da canção "Bargain Healers", do artista francês Nosfell. Em 2011, Dalle fez uma participação na canção "Boots Electric Theme".

2012–presente: Solo[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2012, Dalle anunciou no twitter que ela estava trabalhando em seu primeiro álbum solo, que contaria com participações especiais de Shirley Manson, Alain Johannes e Michael Shuman.

Em novembro de 2013, Dalle anunciou que havia entrado para Caroline Records, uma divisão da Universal Music Group, e que tinha intenções de lançar um álbum solo no início de 2014. O álbum, Diploid Love foi produzido por Alain Johannes. Em 11 de fevereiro de 2014, lançou o primeiro single do álbum, "Meet the Foetus / Oh the Joy", com participação especial de Shirley Manson, vocalista da banda Garbage.

Em março de 2014, apresentou-se ao lado de Queens of the Stone Age na Austrália e Nova Zelândia.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Dalle casou-se com Tim Armstrong, líder do Rancid, em 1997, aos 18 anos. O casal se divorciou em 2003. Seu nome artístico é uma homenagem a atriz Béatrice Dalle.

Em 2004, Dalle descobriu ser meia-irmã da comediante Morgana Robinson.

Dalle casou-se com Josh Homme, vocalista do Queens of the Stone Age, em 2007. O casal tem uma filha, Camille Harley Joan Homme (nascida em 17 de janeiro de 2006) e um filho, Orrin Ryder Homme (nascido em 12 de agosto de 2011). A família vive em Palm Springs, Califórnia.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Sourpuss
  • Sourpuss (EP) (1995)
  • Tabouli (EP) (1996)
The Distillers
Spinnerette
  • Ghetto Love EP (2008)
  • Spinnerette (2009)
Solo
  • Diploid Love (2014)
Participações especiais
Guest appearances