Brolga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaBrolga
Grus rubicunda.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Gruiformes
Família: Gruidae
Género: Grus
Espécie: G. rubicunda
Nome binomial
Grus rubicunda
Perry, 1810
Grus rubicunda MHNT

Brolga ou grou-australiano (Grus rubicunda) é uma ave gruiforme natural da Oceania. Esta espécie habita planícies de inundação de rios, áreas costeiras lamacentas e pantanosas ou agrícolas bem irrigadas, podendo ocupar também zonas dentro do continente, desde que haja condições apropriadas. A distribuição geográfica do brolga estende-se por todo o Norte e Este da Austrália (excluindo a Tasmânia e áreas densamente povoadas no sudeste), Sul da Nova Guiné e esporadicamente Nova Zelândia.

O brolga é uma ave de grande porte, com cerca de 1-1,25 metros de altura e 2 metros de envergadura. Tem um pescoço comprido que termina numa cabeça afilada e bico longo. As patas são altas e desprovidas de penas. A plumagem do brolga tem uma cor característica cinzenta-prateada, que contrasta com a zona da face que é vermelha viva. É uma ave diurna e não territorial que se desloca frequentemente dentro da sua distribuição geográfica. Vive normalmente em casais, mas se as condições forem de abundância podem formar-se bandos de dezenas destas aves. O brolga voa com o pescoço e patas estendidos, com um batimento de asas regular mas lento.

A época de reprodução começa com um elaborado ritual de acasalamento que inclui paradas e danças de ambos os parceiros. Estas demonstrações podem ser muito complexas e demorar vários dias. O ninho é construído com gravetos e lama numa zona pantanosa. A fêmea põe em média dois ovos de cor lilás, que incuba sozinha. Depois da eclosão, as crias recebem os cuidados parentais de ambos os progenitores. Os juvenis têm cor amarelada e levam alguns anos até atingir a maturidade sexual. O brolga pode viver até aos cinquenta anos.

A espécie não se encontra em risco imediato de extinção, mas a drenagem dos seus habitats para reaproveitamento agrícola tem provocado a diminuição progressiva da população. No passado recente, o brolga era uma espécie cinegética, sujeita a caça indiscriminada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • (em inglês) BirdLife International (2004). Grus rubicunda. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 23.10.2007.