Brooke Fraser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brooke Fraser
Informação geral
Nome completo Brooke Gabrielle Fraser Ligertwood
Nascimento 15 de Dezembro de 1983 (30 anos)
Origem Wellington, Nova Zelandia
País  Nova Zelândia
Gênero(s) Pop, Rock
Instrumento(s) vocal, piano, violão
Período em atividade 2003 - presente (cantora)
Gravadora(s) Hillsong Music Australia
Sony BMG Music Entertainment
Columbia Records
Página oficial Página oficial

Brooke Gabrielle Fraser Ligertwood mais conhecida como Brooke Fraser (nascida em 15 de Dezembro de 1983 em Wellington, Nova Zelandia) é uma cantora de origem da Nova Zelândia. Ela foi integrante do grupo Hillsong United, gravou e tocou com Hillsong Live e atualmente dá assistência à várias igrejas da Hillsong Church. Em sua carreira solo, hoje compõe e grava para seu quarto álbum. Seu terceiro álbum de estúdio Flags se tornou o mais conhecido de sua carreira, com os singles "Something In The Water", "Betty" e "Coachella" alcançando o primeiro lugar nas rádios neo-zelandeses em 2010.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua vida[editar | editar código-fonte]

Brooke é a mais velha dos três filhos de Bernie Fraser e sua esposa Lynda Fraser, seus irmãos são Shea e Matt Fraser. Ela logo cedo se destacou pelos seus talentos musicais. Brooke começou sua carreira tocando piano ao sete anos de idade, que continuou até os dezessete anos. Ela começou a compor músicas e partituras para guitarra aos 12 anos. Notavelmente, nunca fez aulas para canto. Ela foi focada por olheiros aos 15 anos, mas não quis pois era muito nova e preferia os estudos. Ela se apresentou no Festival Musical Parachute, um Festival Anual de Música Gospel, e começou desde 2000 a se apresentar todos os anos. Brooke foi apresentadora em um programa de auditorio da TV a Cabo. Ela também começou a escrever artigos para a revista Soul Purpose Magazine ao 15 anos e se tornou editora-chefe em 2002. Depois de participar brevemente cantando em um pequeno filme em 2002, decidiu seguir a carreira de cantora.[1]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso do seu primeiro álbum, Brooke Fraser se mudou para Sydney para seguir sua carreira e ainda mora lá. Brooke Fraser está congregando na Hillsong Church, da qual é líder de louvor e colaboradora dos álbuns da Hillsong United[2] . É compositora e cantora cristã, e continua participando em eventos de Igrejas Cristãs[3] . Se casou com Scott Ligertwood em 17 de Março de 2008 e passou a assinar Brooke Gabrielle Fraser Ligertwood.

Filantropia[editar | editar código-fonte]

Apesar de Brooke ter uma longa carreira de sucesso há tantos anos, ela sempre usou sua posição para destacar muitas boas causas e projetos de caridade, e levantou muito dinheiro por elas nesse processo. Em 2010, durante sua turnê pelos Estados Unidos promovendo seu terceiro álbum Flags, a cantora, em conjunto com charity: water lançaram uma campanha pedindo aos fãs que doassem $27,00 de presente pelo seu aniversário de 27 anos. A meta era levantar $50.000,00 para criar poços de água pura na Etiópia [4] Joining the likes of Justin Bieber,[5] Will Smith[6] and Adam Lambert[7] . A campanha de aniversário de Brooke foi um sucesso, levantando mais de $54.000,00. Ela prometeu continuar com outros projetos com charity: water.

Apresentação de Brooke Fraser em Seattle nos Estados Unidos, em 8 Decembro de 2010

Brooke Fraser trabalhou com a World Vision como Artista Associada desde 2001. Ela visitou o Camboja e a Tanzania com a Visão Mundial (World Vision), as Filipinas com a Opportunity International e viajou independentemente para a Ruanda em junho de 2005. Em junho de 2006, como parte do do evento de caridade "Esperança Ruanda" (Hope Rwanda) e em Maio de 2007, quando ela filmou o videoclipe da sua canção "Albertine" de seu segundo álbum de estúdio homônimo. Ela também apadrinhou onze crianças através do World Vision [8]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

What to Do with Daylight (2003)[editar | editar código-fonte]

O primeiro álbum de Fraser, What to Do with Daylight, foi lançado na Nova Zelândia no final de 2003, estreando em número um e alcançou o status de ouro na mesma semana. O álbum foi platina sete vezes, e permaneceu nas paradas por 66 semanas.

Após o lançamento deWhat To Do with Daylight, Fraser visitou a Austrália e a Nova Zelândia com o cantor americano John Mayer e, em seguida saiu em turnê pela Nova Zelândia com o veterano artista de rock David Bowie. Enquanto estava em turnê com John Mayer, ela conheceu seu guitarrista e tecladista Michael Chaves que, após a gravação do álbum de Mayer Heavier Things, foi convidado por Brooke para tocar em seu álbum e turnês.

Albertine (2006)[editar | editar código-fonte]

Em 2005, an00tes de escrever e preparar o seu álbum seguinte, Brooke fez uma viagem para África para conhecer a Ruanda antes de visitar as crianças que apadrinhou na Tanzânia. Nesta viagem, ela ficou tão comovido que ela escreveu a canção "Albertine"

sobre uma criança (chamada Albertine), a quem ela conheceu enquanto estava em Ruanda. Mais tarde foi decidido fazer esta canção faixa-título do álbum.

Para o segundo álbum, Fraser decidiu alistar uma nova banda, formada principalmente por notáveis músicos americanos. Em 2006, Fraser e a banda entraram no estúdio em Los Angeles para gravar o álbum.

Em 4 de dezembro de 2006 Albertine foi lançado na Nova Zelândia, alcançando platina dupla em menos de um mês após seu lançamento e que se manteve, no top 20 a cada semana desde então. O álbum foi lançado na Austrália e internacionalmente em 31 de março de 2007. Na Austrália, ele alcançou o número 29 em sua primeira semana de 9 de abril e as vendas alcançaram o ouro.

Em 6 de abril de 2007, Fraser cantou "Decifrando Me" para a Good Friday Appeal, um evento de angariação de fundos anual televisionado para arrecadar dinheiro para o [Hospital [Royal infantil]] em Melbourne.

Em 2008, Fraser participou do álbum Me + You + the World de Dave Barnes na canção "Believe" como backing vocal.

Albertine também foi de estréia Fraser nos Estados unidos, lançado 27 de maio de 2008 e entrou para a Billboard 200 em número noventa em 19 de julho de 2008. Seu álbum de foi sucesso de vendas on-line depois de ter sido escolhido como Escolha do Editor em iTunes. Em setembro, ela re-visitou várias grandes cidades dos Estados Unidos e completou a turnê em Bush do Pastor Empire, em Londres, Reino Unido.

Flags (2010)[editar | editar código-fonte]

Flags foi gravado no East West Studios, em Hollywood, no verão de 2010 e chegou ao 3º lugar na parada de álbuns EUA iTunes. Flags foi certificado ouro na Austrália e 3 vezes Platina na Nova Zelândia onde foi o álbum mais vendido de 2010.

Flags tem recebido elogios de colegas e de imprensa também. Sara Bareilles anunciou aos seus 2 milhões de seguidores no Twitter "Se você não a conhece, deveria. @ brookefraser é uma jóia. Novo álbum agora. Yay. "Women and Wear Daily" chamou Brooke Fraser de"The Kiwi Norah Jones" (A Norah Jones neo-zelandesa).

Na sua análise de Flags, Glide Magazine disse: "terceiro lançamento Brooke Fraser, Flags, é uma maravilha. Desde as lindas imagens líricas aos impressionantes vocalistas convidados que participaram (Cary Brothers, Jon Foreman and Aqualung entre outros), desde as performances etéreas e soprosa às das paisagens sonoras de Fraser, esse álbum é cheio de beleza e permanece como um das realizações mias notáveis de 2010.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia, Brooke está viajando por várias cidades mundo á fora, para ter inspirações para suas letras. Seu novo disco esta previs pra ser lançado no primeiro semestre de 2014, não se sabe a data com precisão ainda, mas a cantora já deixa algumas prévias e dá dicas de seu novo trabalho nas redes sociais, onde milhares de fãs a acompanham.

Clips[editar | editar código-fonte]

Clip Diretor Ano
"Better" 2003
"Lifeline" (versão internacional)

"Lifeline" (versão wiki)

2003
"Saving the World" 2004
"Arithmetic" 2004
"Without You" 2005
"Deciphering Me" 2006
"Shadowfeet" 2007
"Albertine" 2007
"Something in the Water" Joe Kefali and Campbell Hooper[9] 2010
"Betty" 2010
"Coachella" 2011

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

APRA Awards (New Zealand)
GMA Dove Awards
Ano Trabalho nomeado Prêmio Resultado
2009 Ela mesma Vocalista Feminina do Ano Indicado

Músicas com Hillsong e outros cantores[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso do primeiro álbum e do seu casamento em março de 2008 com Scott Ligertwood, guitarrista do Hillsong United, em Sydney, Brooke se mudou da Nova Zelândia para a Austrália, onde nos últimos anos tem participado da equipe Hillsong, mas não auxilia somente lá, assim como em Nova Iorque e Londres. Ela também famosa mundo a fora como cantora e compositora, usando seu nome em carreira solo. Ela já cantou em varios álbuns da Hillsong, ao lado de Darlene Zschech, Joel Houston e vários outros.

Algumas músicas escritas, outras reescritas e outras interpretadas por Brooke Fraser junto com a Hillsong Church e Hillsong United:

"How Can You Refuse Him Now?"  

"None But Jesus"

"Revolution" com Scott Ligertwood, Joel Houston, Marty Sampson, e Michael Guy Chislett

"None But Jesus"

"Lead Me To The Cross"

"Hosanna"

"For All Who Are To Come"

"Hosanna"

"Lord Of Lords"

"You'll Come"

"Nothing but The Blood"

"Hosanna"

"None but Jesus"

"Desert Song"

"You'll Come"

"Turn Your Eyes Upon Jesus"

"Desert Song"

"Soon"

"Like Incense/Step By Step"

"I Will Exalt You"

"His Glory Appears"

"Beneath the Waters (I Will Rise)"

"To Be Like You"

"Man of Sorrows"

"You Crown the Year (Psalm 65:11)"

Músicas com participações de Brooke:

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sunday Star-Times STUFF, article regarding Fraser's career, religious views and involvement with Soul Purpose.
  2. Praise-Him.org PRAISE HIM, details the Hillsong United lineup for United We Stand.
  3. NZ Girl NZ GIRL, article confirming Fraser's Christianity and other facts about Fraser.
  4. NAME. Brooke's 27th birthday Mycharitywater.org. Página visitada em 2011-10-22.
  5. NAME. Justin's 17th Birthday Mycharitywater.org. Página visitada em 2011-10-22.
  6. Will & Jada's Birthday Contest Charitywater.org (30 September 2011). Página visitada em 2011-10-22.
  7. NAME. Adam's 29th Birthday Mycharitywater.org. Página visitada em 2011-10-22.
  8. Hewitson, Michele (5 February 2011). Michele Hewitson Interview: Brooke Fraser The New Zealand Herald.. Página visitada em 22 September 2011.
  9. Brooke Fraser Hip Video Promo. Página visitada em 21 October 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]