Bruce Arena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.



Bruce Arena
Bruce Arena
Informações pessoais
Data de nasc. 21 de Setembro de 1951 (63 anos)
Local de nasc. Brooklyn (NY),  Estados Unidos
Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana
Informações profissionais
Período em atividade Como Jogador: 1971-1976 (5 anos)
Como Treinador: 1973-presente (39 anos)
Clubes de juventude
1969-1971 Estados Unidos Nassau Lions
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos (golos)
1971-1973
1976
Estados Unidos Cornell Big Red
Estados Unidos Tacoma Tides
Seleção nacional
1973 Flag of the United States.svg Estados Unidos
Times que treinou
1973
1976
19781996
19951996
19961998
19982006
20062007
2008
Estados Unidos Universidade Cornell (assistente)
Estados Unidos Universidade de Puget Sound
Estados Unidos Universidade da Virginia
Estados Unidos Seleção Olímpica
Estados Unidos DC United
Flag of the United States.svg Estados Unidos
Estados Unidos New York Red Bulls
Estados Unidos Los Angeles Galaxy

Bruce Arena (Brooklyn, Nova Iorque, 21 de setembro de 1951) é um treinador de futebol estadunidense. Durante muitos anos treinou a seleção de futebol dos Estados Unidos. Atualmente é técnico e diretor de esportes do Los Angeles Galaxy da MLS. No Brasil é lembrado por ser sósia do humorista Dedé Santana, ex-integrante dos Trapalhões.

Colégio e Faculdade[editar | editar código-fonte]

Arena foi aluno da Carey High School no Brooklyn, onde se destacou em vários esportes. Porém, sua estatura não era suficiente para o futebol americano. Assim, Bruce acabou optando pelo futebol, onde começou atuando como defensor. Mais tarde, após a suspensão de goleiro do time, Bruce passou a ser goleiro. Ainda no segundo grau, Arena jogou uma temporada pelo Hota, otime local na Cosmopolitan Soccer League. Na universidade, Arena jogou futebol e lacrosse pela Nassau Community College . Após dois anos na Nassau, transferiu-se para a Universidade de Cornell. Em Cornell, devido a uma série de lesões nos goleiros da faculdade, o técnico Dan Wood o convidou para fazer parte do time. Em 1972, Arena ajudou o time da faculdade à NCAA Champions Final Four e foi eleito o melhor jogador de defesa do torneio. Além disso, conheceu sua futura esposa, Phyllis.

Careira[editar | editar código-fonte]

Após se formar em Cornell, Bruce foi selecionado, porém cortado posteriormente, pelo NASL Cosmos. Em 1975, Bruce Arena jogou uma temporada como profissional de lacrosse pelo Montreal. Em 1976, tornou-se segundo goleiro no Tacoma Tides. A reserva no Tacoma Tides acabou por levar Bruce a ser treinador. Assim, ao mesmo tempo em que era segundo goleiro, Arena assumiu o cargo de técnico da Universidade de Puget

Em 1977, Arena voltou à Universidade de Cornell para ser assistente técnico do time de lacrosse. Enquanto esteve em Cornell, a Universidade da Virgínia abriu duas vagas de técnico, uma para treinador de futebol e a outra para assistente técnico de lacrosse. Arena tornou-se então técnico de lacrosse da Universidade por sete anos. no ano de 1985, tornou-se treinador de futebol na Universidade. enquanto esteve na Virgínia, Arena venceu 5 campeonatos nacionais e foi responsável pela revelação de inportantes jogadores como Claudio Reyna e Tony Meola.

Em janeiro de 1996, Arena trocou a Universidade da Virgínia pelo DC United de Washington naquela que seria a temporada de estréia da Major League Soccer (MLS), a nova liga de futebol dos Estados Unidos. Como o D.C. United fora fundado no mesmo ano para a disputa do campeonato, Bruce teve de começar do zero a formação do time. pesar das dificuldades, venceu a primeira MLS Cup. o sucesso continuou em 1997, quando o clube ganhou sua segunda MLS Cup, batendo o Colorado Rapids por 2 a 1. Além disso, o United chegou às semifinais da Copa dos Campeões da Concacaf e Arena foi eleito o técnico do ano na MLS. no ano de 1998, o United foi derrotado na final da MLS Cup pelo Chicago Fire. Porém, Bruce conseguiu levar o D.C. United ao título da Copa dos Campeões da Concacaf, vencendo o time mexicano do Toluca por 1 a 0. Com o título, o D.C. United enfrentou o Vasco da Gama pelo título da Copa Interamericana. Os brasileiros venceram o primeiro jogo por 1 a 0, mas o United deu o troco no segundo jogo(2 a 0) e ficou com a taça.

Em 14 de julho de 2006, a federação estadunidense de futebol (USSF) anunciou que não renovaria o contrato de Bruce Arena. Logo em seguida o Red Bull New York[1] o contratou para a temporada da MLS. Seu primeiro jogo foi em 12 de agosto de 2006, em um amistoso contra o Barcelona. e em 2008 foi para o Los Angeles Galaxy[2] .

Referências

  1. Trivela (5/11/2007). Título não preenchido, favor adicionar 18h38. Visitado em 31/1/2012.
  2. Trivela (18/8/2008). Bruce Arena assume comando do Los Angeles Galaxy 15h45. Visitado em 31/1/2012.
Ícone de esboço Este artigo sobre um treinador de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.