Bruce McCandless

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruce McCandless

Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 8 de Junho de 1937 (76 anos)
Boston, EUA
Ocupação
anterior
Piloto naval
Tempo no espaço 13d 00h 31m
Missões STS-41-B, STS-31
Insígnia
da missão
Sts-41-b-patch.png Sts-31-patch.png

Bruce McCandless II (Boston, 8 de junho de 1937) é um astronauta norte-americano e foi o primeiro homem a caminhar no espaço sem estar ligado à nave-mãe, durante a missão STS-41-B, da nave espacial Challenger, em fevereiro de 1984.

McCandless se formou em ciência pela Academia Naval dos Estados Unidos, recebendo treinamento de piloto de combate, e conseguiu um doutorado em engenharia elétrica na Universidade de Stanford em 1965. No começo dos anos 1960, serviu como piloto da marinha, baseado nos porta-aviões USS Forrestal e USS Enterprise, onde se encontrava durante a crise dos mísseis de Cuba em outubro de 1962.

NASA[editar | editar código-fonte]

Bruce McCandless solto no espaço.

Em abril de 1966, foi um dos dezenove oficiais selecionados pela NASA para o treinamento de astronauta e suas primeiras missões foram a de fazer parte da equipe de apoio da Apollo 14 e a de piloto reserva da primeira missão Skylab; nesta época, McCandless foi também um dos principais colaboradores do desenvolvimento da Unidade Portátil de Manobra, um novo experimento que permitiria aos astronautas realizarem atividades extra-veiculares no espaço sem ligação com a nave-mãe.

Bruce McCandless esteve duas vezes no espaço e na primeira delas em 1984, a bordo da Challenger, na missão STS-41-B, fez o primeiro teste em órbita com o experimento que ajudou a desenvolver, tornando-se o primeiro astronauta da história a andar no espaço completamente livre.

Na sua segunda missão, STS-31, em abril de 1990, fez parte da tripulação da Discovery que colocou em órbita o telescópio espacial Hubble.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]