Brutus (Popeye)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Brutus, no episódio: Estou no Exército Agora "I'm in the Army Now" de 1936.

Brutus é um personagem de histórias em quadrinhos criado em 1932 por Elzie Crisler Segar. No próximo ano (1933) os Fleischer Studios adaptaram o personagem dos quadrinhos para ser sempre o vilão nos desenhos animados do Popeye. Brutus gosta da Olívia Palito, porém não é correspondido por esta e sempre briga com Popeye. No Brasil, Brutus já teve vozes cariocas de Milton Luís, André Luiz "Chapéu" e Paulo Flores e outros como Antônio Moreno e Mário Jorge Montini na versão paulista. Brutus tem sua forma corporal enorme como The Incredible Hulk ou He-Man com sua maldade e crueldade equiparadas a estes com muita força, porém ela é derrotada quando Popeye come espinafre tendo sua força equiparada ao Superman assim o marinheiro consegue derrotar seu arquiinimigo.

Bluto / Brutus[editar | editar código-fonte]

Brutus já teve dois nomes em inglês: "Bluto" e "Brutus" [1]. Isso aconteceu por causa de um engano sobre quem tinha os direitos autorais sobre o nome original. Quando os desenhos animados do Popeye deixaram de ser produzidos pela Paramount em 1957, e a King Features Syndicate passaria a produzi-los sozinha, a Paramount Pictures acreditava (erradamente) que o nome "Bluto" havia sido criado pelos Fleischer Studios, e portanto eles tinham os direitos de propriedade sobre o nome. A King Features Syndicate então rebatizou o personagem com o nome de "Brutus" para evitar problemas com direitos autorais ou direitos marcários. No entanto, quando as séries de Popeye foram para a Hanna Barbera nos anos 70, foi descoberto que eles estavam enganados, o nome Bluto já havia aparecido antes em apenas uma história em quadrinhos de 12 de Setembro de 1932 . Com isso recuperaram os direitos sobre o nome do personagem e passaram a chama-lo assim novamente, nas séries de TV e em produtos licenciados.

Este engano foi devido ao fato de que na década de 1930, O personagem "Bluto" só apareceu em apenas uma história em quadrinho do Popeye em 1932, porém, a partir de 1933, ele passou a ser sempre usado para os curtas animados dos Fleischers Studios. Pelo fato de que Popeye precisava de um inimigo nas suas animações, os irmãos Fleischer escolheram o personagem Bluto, ele então se tornou o adversário frequente de Popeye nos desenhos de cinema. Diferente das animações, nos quadrinhos "Bluto" não era o maior inimigo de Popeye, mas sim a Bruxa do Mar. Assim, na década de 1960, a King Features Syndicate não sabia sobre a primeira aparição do personagem em 1932, e achava que a Paramount havia criado "Bluto" em 1933, quando na verdade este nome havia aparecido nos quadrinhos um ano antes do primeiro desenho animado do Popeye.

Uma diferença entre as duas fases dos personagens, é que o "Bluto" dos anos 50 é forte, e tem um aspecto mais "muscular", enquanto o "Brutus" dos anos 60 é apenas gordo.

Geralmente é aceito que "Bluto" e "Brutus" são a mesma pessoa. No entanto, a Ocean Comics publicou uma história na qual Bluto e Brutus são irmãos gêmeos. O artista Bobby London escreveu e ilustrou a história "Return of Bluto". Na história a "versão" de Bluto de 1932 retorna e descobre que um valentão gordo e barbudo, havia tomado o seu lugar, e se autodenominado "Brutus". Em 28 de dezembro de 2008 e 5 de abril de 2009, a tira de quadrinhos do Popeye adicionou Brutus na qualidade de irmão gêmeo de Bluto.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.