Bubsy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bubsy
Capa do primeiro jogo da série para o Mega Drive
Desenvolvedora(s) Accolade
Eidetic
Editora(s) Accolade
Distribuidora(s) Accolade
Criador(es) Michael Berlyn
Local de origem Estados Unidos Estados Unidos
Gênero(s) Jogo eletrônico de plataforma, Aventura
Primeiro título Bubsy in Claws Encounters of the Furred Kind
1992
Último título Bubsy 3D: Furbitten Planet
1996
Portal Portal de jogos eletrônicos

Bubsy é uma série de jogos criada por Michael Berlyn e lançada pela Accolade para o SNES, Mega Drive, Atari Jaguar, PC, PlayStation e Game Boy no início e meados da década de 1990. É um jogo bastante divertido e facil de aprender.[1]

Quatro jogos da série foram lançados: Bubsy in Claws Encounters of the Furred Kind, Bubsy 2, Bubsy in: Fractured Furry Tales e Bubsy 3D: Furbitten Planet.

Embora o jogo seja de plataforma, semelhante a Super Mario Bros e Sonic the Hedgehog, o mesmo nunca chegou perto do nível de popularidade dos dois, apesar de que o impulso inicial tenha feito com que Bubsy fosse comparado com "o próximo Sonic the Hedgehog". No entanto, o primeiro Bubsy foi um grande sucesso e reuniu-se com críticas positivas para a versão SNES. O sucesso do primeiro jogo gerou a série de jogos Bubsy, embora nenhum deles conseguisse reproduzir mesmo o sucesso do primeiro jogo.

No primeiro jogo, Bubsy foi dublado por Brian Silva. No desenho animado, Bubsy II e em Fractured Furry Tales, ele foi dublado por Rob Paulsen. Em Bubsy 3D, ele foi dublado por Lani Minella.

Jogos[editar | editar código-fonte]

Bubsy in: Claws Encounters of the Furred Kind[editar | editar código-fonte]

O primeiro jogo da série foi lançado em Maio de 1992 pela Accolade para o SNES e mais tarde para o Mega Drive. A história do jogo é focada em uma raça alienígena chamada "Woolies" que rouba pedaços de tecido e que roubaram a maior bola de fios do mundo.

Bubsy 2[editar | editar código-fonte]

Bubsy II foi lançado no dia 3 de Abril de 1994 e possui cinco mundos com diferentes temas (um mundo de tema musical, tema medieval, tema egípcio, tema espacial e um tema aéreo onde Bubsy voa em um avião da Segunda Guerra Mundial). Também possui três níveis de dificuldade: fácil, médio e difícil.

No jogo um parque histórico temático é construído, o Amazatorium. Apesar de ser impressionante, a tecnologia sinistra empregada no parque começa a roubar a história e a coloca como exibição. Bubsy leva sua sobrinha e sobrinho para o parque mas os acaba perdendo e assim deve enfrentar os planos do vilão e dono do parque Oinker P. Hamm, cujo objetivo é extorquir dinheiro dos visitantes do parque para que eles assim possam ver as suas próprias histórias que foram roubadas.

Bubsy II é o único jogo da série lançado para o Game Boy.

Bubsy in: Fractured Furry Tales[editar | editar código-fonte]

Bubsy in: Fractured Furry Tales foi lançado no dia 14 de Dezembro de 1994 para o Atari Jaguar.

Nesse jogo Bubsy se encontra em diversos contos de fadas famosos. Sua missão é ajudar as crianças do mundo derrotando o Chapeleiro Maluco do Alice no País das Maravilhas, o Gigante do João e o Pé de Feijão, o Gênio do Ali Baba e os 40 Ladrões, o mostro marinho do Vinte Mil Léguas Submarinas e João e Maria. Depois de derrotar todos esses oponentes a Mãe Ganso é libertada fazendo as coisas voltaram ao normal nos contos de fadas.

Bubsy 3D: Furbitten Planet[editar | editar código-fonte]

Bubsy 3D é o primeiro e único jogo da série lançado com gráficos 3D. Foi lançado em 1996 para o PlayStation. É uma sequencia do primeiro jogo da série em termos de história, que se passa no planeta natal dos "Woolies", Rayon. Bubsy 3D tem 16 níveis e dois níveis com chefes e o objetivo principal do jogo é derrotar as duas rainhas do planeta Rayon, Poly e Esther. Os gráficos do jogo são bem simples, até para a época em que foi lançado. Bubsy fala durante o jogo baseado nas ações que o jogador faz. Accolade tinha planos de lançar o jogo para o Mega Drive.[2]

Bubsy 3D foi mal recebido tanto pelos críticos quanto pelos fãs da série por causa de seus controles e ângulos de câmera confusos. Ele é citado na lista The 20 Worst Games of All Time (Lista dos 20 piores jogos de todos os tempos) da EGM[3] e também na Top 10 best and worst games de 2006 do site Gametrailers, onde é descrito como "Um clone horrível de Super Mario 64."[4]

Habilidades de Bubsy[editar | editar código-fonte]

Bubsy tem duas principais habilidades:

  • Pular - Bubsy pode saltar várias vezes a própria altura. Pular também pode ser usado para evitar a perda de uma vida de grandes quedas, passando por cima delas e usando-o para destruir inimigos e objetos, que lhe permite saltar muito mais alto do que um salto normal.
  • Planar - Bubsy pode planar no ar, o que reduz sua aceleração para baixo pela metade, o que lhe permite atravessar grandes espaços e pousar com segurança a partir de grandes pulos.

Episódio piloto[editar | editar código-fonte]

Bubsy também teve um episódio piloto para um desenho animado em 1993, produzido pela Calico Creations. O episódio foi ao ar junto do episódio piloto de Battletoads, mas recebeu criticas e análises negativas, oque fez com que o show nunca ganhasse uma série de TV.

Referências

  1. Frank Cifaldi (October 3, 2005). Playing Catch-Up: Bubsy's Michael Berlyn Gamasutra. Visitado em February 6, 2011.
  2. "Welcome to Bubsy 3D." Accolade. February 21, 1997. Retrieved on July 8, 2010.
  3. "EGM's Crapstravaganza: The 20 Worst Games of All Time", Electronic Gaming Monthly. Retrieved on July 11, 2010.
  4. GT Countdown: Top Ten Best and Worst Games of All Time (video) GameTrailers.com (2006-11-17).