Buffalo Bill (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Buffalo Bill
As aventuras de Buffalo Bill (PT)
Buffalo Bill (BR)
1944 • cor • 90 min 
Direção William A. Wellman
Roteiro Aeneas MacKenzie
Clements Ripley
Cecile Kramer
John Larkin (não creditado)
Elenco Joel McCrea
Maureen O'Hara
Género biográfico, faroeste
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Buffalo Bill (pt: As aventuras de Buffalo Bill / br: Buffalo Bill) é um filme estadunidense de 1944, dos gêneros biográfico e faroeste, que conta a vida do lendário aventureiro Buffalo Bill. Foi dirigido por William A. Wellman.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa contando os atos de bravura de Búfalo Bill como batedor da cavalaria dos Estados Unidos da América, na guerra contra os índios sioux e cheyenne. Ele salva um destacamento de ser massacrado pelos guerreiros, e mata um chefe cheyenne chamado Mão Amarela, embora este fato não tenha sido confirmado e colocado em dúvida logo depois (no filme, a luta com o índio se dá rio abaixo, com a câmera seguindo os lutadores do ponto de vista das margens, até Búfalo Bill aparecer sozinho na água). Búfalo Bill se casa com uma dama do leste, que o abandona pois ela quer que os filhos se criem na cidade grande.

Búfalo Bill foi condecorado pelas suas batalhas, mas depois ele sofre uma campanha de desmoralização e, falido, aceita trabalhar na cidade num parque de diversões, montando um canhestro cavalo de pau. A partir daí ele produziria seu próprio show, tornando-se um empresário bem-sucedido.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • No filme de 1962, Os Pistoleiros da Noite, o personagem de Joel McCrea se encontra com o de Randolph Scott, quando este se exibia num parque de diversões vestindo uma peruca e cavanhaque grisalhos à moda de Buffallo Bil. Quando vê McCrea, Scott imediatamente retira o disfarce com um sorriso, que o outro retribui meio sem jeito.
  • Este filme foi exibido em Portugal com muito sucesso, e foi exibido pela primeira vez na televisão portuguesa em 1972, através da RTP. Por acaso, o filme foi importado no mesmo ano em que o filme foi restaurado pela produtora. Foi a primeira vez que a RTP, na sua história, transmitiu um filme já restaurado e remasterizado em alta fidelidade. A primeira exibição foi efectuada no Domingo, dia 20 de Agosto de 1972, às 16 horas, na rubrica "Tarde de Cinema", no 1º Programa, com o título original do filme, antecedido pela transmissão do concurso de motocross de Cascais, e seguido de mais uma edição do programa "TV Rural". A exibição decorreu entre as 16 horas e as 18 e 30, e como o filme tem 110 minutos de duração, foram cortados pela Censura uns 20 minutos de filme.
  • A exibição deste filme na RTP foi um grande sucesso, e os críticos da televisão elogiaram o restauro tão perfeito do filme, considerando um grande feito histórico para a RTP. Foi a segunda vez que, depois da exibição do primeiro filme em "CinemaScope" na televisão, o filme "Cimarron" com Glenn Ford, um filme western fez grande sensação na televisão portuguesa, depois de já ter exibido westerns como "Texas" com Glenn Ford e William Holden, ou "O Comboio Apitou Três Vezes", com Gary Cooper e Grace Kelly, que foram grandes sucessos na RTP mas passaram despercebidos por muitos telespectadores.
  • Ainda hoje, devido ao sucesso do filme, há quem confundao Bufallo Bill, erradamente, com o célebre bandido Billy The Kid, devido à semelhança dos nomes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.