Bulletin board system
Um bulletin board system (BBS) é um sistema informático, um software, que permite a ligação (conexão) via telefone a um sistema através do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet.
Índice |
O que se faz num BBS? [editar]
Além de proporcionar a distribuição de softwares, aplicativos e informações e lazer como jogos on-line, os BBSs eram usados por empresas que precisavam integrar seus funcionários externos. Com um computador, às vezes um laptop, e um telefone ele conseguia enviar seus pedidos de vendas, relatórios e interagir com os dados da empresa com custos relativamente baixos. Hoje em dia isso é simples com a Internet e o hipertexto nos documentos.
Um utilizador que se liga a um BBS pode fazer as seguintes ações, dependendo do que cada BBS oferece:
- Descarregar software e dados (download)
- Enviar software e dados (upload)
- Ler notícias
- Trocar mensagens com outros utilizadores ou com o sysop
- Participar em fóruns de discussão
- Conversar (chat) com outros utilizadores ou com o sysop
- Divertir-se com jogos online
BBS e mensagens eletrónicas [editar]
Os BBSs trocavam entre si mensagens através de redes de correio (echomail), entre as quais as mais conhecidas em Portugal eram a Fidonet, Magicnet e Cybernet. No Brasil, a rede RBT, chegou a ter 130 BBSs filiadas.
Desta forma, qualquer utilizador de um BBS pode enviar uma mensagem pública para um fórum e ela é distribuída por todos os BBSs que fazem parte da rede de correio. A troca de mensagens entre BBSs é feita geralmente através de dial-up (ligação telefônica discada), numa ligação entre BBSs, organizadas de forma hierárquica. Essa ligação é feita geralmente à noite para diminuir custos de comunicação (chamava-se isto de evento). Estas redes de correio serviram de base para a criação dos newsgroups da Internet.
Os BBS permitem também o envio de mensagens privadas entre utilizadores via rede Fidonet, chamadas de netmail. O netmail é similar ao email utilizado na Internet, com a diferença de que o envio não é instantâneo pois depende da hora a que os BBS comunicam entre si (da responsabilidade de cada sysop).
Breve história [editar]
A primeira BBS foi criada por Efrem Lipkin, Mark Szpakowski e Lee Felsenstein em Berkeley e São Francisco em 1972 com o nome de Community Memory. 1 A "Community Memory" era um tipo de boletim eletrônico, voltado para a comunidade, onde as pessoas podiam postar textos e procurar por noticias que lhes interessavam. O servidor da primeira versão era um XDS-940 da Xerox, disponibilizado para o grupo pela empresa Resource One, uma organização sem fins lucrativos, voltada para o uso da tecnologia de informação, para fins comunitários e educacionais, localizado em São Francisco. O primeiro terminal foi um teletipo ASR-33 localizado no topo da escada da Leopold’s, uma famosa loja de venda de discos em Berkeley. Uma pessoa podia deixar mensagens e anexar palavras-chave a ela. Outras pessoas podiam então achar mensagens através das palavras-chave. A linha de comunicação de São Francisco para Berkeley, era de 110 bits/s. O teletipo era barulhento, para minimizar o barulho, ele foi colocado numa caixa de papelão com um plástico transparente no topo de modo a se poder ver o que estava sendo impresso e buracos para as mão de modo a se poder digitar.
Outra BBS daquela época, apareceu em 16 de Fevereiro de 1978, em Chicago, nos Estados Unidos, e chamou-se CBBS.
Durante os seus anos áureos (entre os fins da década de 1970 e os meados da década de 1990), muitos BBSs existiam como um mero passatempo do sysop, enquanto outros BBSs cobravam dinheiro aos seus utilizadores pelo acesso.
A popularidade dos BBSs decresceu muito com a massificação da internet, sobretudo da World Wide Web, devido aos seguintes motivos, entre outros:
- O acesso aos BBSs implicava custos de comunicação mais elevados do que a Internet
- Os BBSs tinham capacidades de conectividade muito reduzidas quando comparadas com as da Internet
- A WWW é mais fácil de utilizar que os BBSs
- Os sysops não encontraram um modelo de negócio sustentável para os BBSs, contrariamente aos que começavam a investir na Internet
Lista de BBS [editar]
Brasileiras [editar]
- Convex - Ribeirão Preto, SP : 1995
- Dangerous BBS - Vitória, ES : 1995 incorporada pela Dual Internet Studio em meados de 2001.
- FidoNet/BBS's do Brasil
- HidraSoft BBS (Aruja, FidoNet: 4:801/161)
- Brain Storm BBS (Recife, FidoNet: 4:801/189)
- Master Link BBS - (Rio de Janeiro, RJ) extinta em meados de 1994.
- MetaLink - (Belo Horizonte, MG) - BBS FirstClass e provedor Internet, extinta em torno de 2001.
- Horizontes - (Belo Horizonte, MG) - BBS Horizontes, virou Horizontes Internet, comprada pela PSINet em meados de 2000.
- Louca BBS - (Belo Horizonte, MG) - Louca BBS, virou BHNet em meados de 1995 e comprada pelo Terra em meados de 2000.
- Pirata BBS - (Belo Horizonte, MG) - Pirata BBS, abria sua conectividade apenas a noite a partir das 22hs e encerrava as 06h. Rodava encima da Plataforma Remote Access 2.50. Sysop Rodrigo Nicácio
- ALLmigos BBS - (Rio de Janeiro, RJ) extinta em meados de 1997.
- BluSistema BBS - (Blumenau, SC) criada em 1991 e extinta em meados de 1997.
- SENNA BBS - (Porto Alegre, RS) criada em 1994 e extinta em meados de 1999.
- Today BBS - (Porto Alegre, RS) extinta em meados de 1998.
- DiPoL BBS - (Porto Alegre, RS) extinta em meados de 1999.
- Mania BBS - (Curitiba, PR) extinta em meados de 1998.
- Mania BBS - (Vitória, ES) extinta em meados de 1994.
- STI BBS - (São Paulo, SP) tornou-se STI Internet, vendida à PSINet em meados de 1999.
- Dark Side BBS - (Brasília, DF) extinta em meados de 1999.
- Mandic BBS - (São Paulo, SP) criada em 1990, tornou-se Mandic Internet, vendida no fim de 1998 para a Impsat/oSite.
- Inside BBS - (Rio de Janeiro, RJ) - Inside BBS, tornou-se IIS (Inside Information Systems), o primeiro provedor de Internet Privado do Rio de Janeiro.
- Club Hell BBS- (São João da Boa Vista|São Paulo, SP) Início em 1994. Encerrou as atividades em 1999.
- Classic BBS - (São Paulo, SP) Martin Gut - extinta em meados de 1999.
- Magivision BBS - (Campinas, SP) diferenciou-se por oferecer um front-end gráfico opcional aos assinantes. Funcionou apenas em 1993.
- Trash BBS - (Campinas, SP) Funcionou durante os anos de 1995/96 e disponibilizava alguns jogos para troca e outros para se jogar online como o LORD. Sua tela inicial apresentava a animação de um Zé do Caixão estilizado. Seu sistema era o Remote Access.
- MixBrasil O site gay MixBrasil nasceu como um BBS na Vila Madalena - SP em meados dos anos 90
- Pacnet BBS - (Rio de Janeiro, RJ) extinta em meados de 1999.
- Paranóia BBS - (São Paulo, SP) extinta em meados de 1999.
- Regra Um BBS - Grande ABC e São Paulo, SP - Passou a Regra Um Internet e encerrou as atividades em 2002.
- Warmboot BBS - (Piracicaba, SP) desligada em meados de 1997. Foi mantida por Carlos Henrique Cantu.
- NightFall BBS - (Piracicaba, SP) desligada em meados de 1997. Foi mantida por Edilson A. B. Ferreira.
- Logical Channel BBS - (Curitiba, PR) desligada em meados de 1998.
- ACS Internet BBS- (São Paulo, SP) extinta em meados de 1997.
- BDI BBS - (Rio de Janeiro, RJ) extinta em meados de 2001.
- Eduardo BBS - (Niterói, RJ) Início em 1992. Encerrou as atividades em 1996.
- Xtreme Dynasty BBS - (Rio de Janeiro, RJ) Início em 1996. Encerrou as atividades em 1998.
- BBS do Pinto - (Rio de Janeiro, RJ) Início em 1984.
- Forum-80 - (Rio de Janeiro, RJ) Início em 1984, primeira BBS brasileira a operar 24h.
- Sistema SAMPA - (São Paulo, SP) Iniciou suas operações em 1986. Foi a primeira BBS brasileira a suportar acesso com modems 1200/75 e terminais padrão Minitel
- Sampinha/Canal Vip BBS - (São Paulo, SP) Iniciou suas operações em 1986 com o nome de Sampinha. Mudou de nome para Canal VIP.
- Odonto Line BBS - (São Paulo, SP) Iniciou suas operações em 1991 com o nome de Odonto Line BBS. Uma das primeiras BBS a enviar email atraves de UUCP da Embratel em 1995.
- TopNET BBS - ( SP) Iniciou suas operações em 1991 e seu SysOp Pedro Piza, com 12 anos, foi o mais jovem empreendedor a abrir um BBS no Brasil.
- TCDBBS - ( SP) Iniciou suas operações em 1996 e em 1997 se Transformou em Rcorp Sistemas e seu SysOp Renaldo Rogério de Ramos.
- HoldingNet BBS - ( DF) Iniciou suas operações em 1994 e em 1996 encerrou suas atividades. Seu SysOp era Adler Medrado
Portuguesas [editar]
- Canal Vip BBS O mais antigo BBS (1986) e o primeiro a ter Internet (1993).
- Cats
- ImagineNET BBS
- Visus BBS
- Intriga Internacional BBS
- Skyship BBS
- Datalink BBS
- Eclipse BBS
- C.A.S.E.
- Ultra BBS - Algarve
- Porto Online BBS
- IFOL-HSI BBS - Temática da Segurança e Higiene Industrial
- CYBER DREAMS BBS - BBS de Braga
- Dark Instinct - (BBS AMIGA)
- OPORTO BBS - BBS criado pela empresa SUPRIDES
De outros países [editar]
- UnaXcess (ainda existente)
- FidoNet y BBS en español
Referências
- ↑ Resource One Newsletter. N°2, April 1974.