Bunte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bunte
Editor Patricia Riekel
Frequência Semanal
Editora Bunte Entertainment Verlag GmbH
Empresa Hubert Burda Media Holding GmbH & Co. KG
Circulação Total: 691877
Categoria celebridades, estilo de vida, fofocas e artes[1]
País  Alemanha
Idioma alemão
Primeira edição 1954
ISSN 0407-923X
bunte.de

Bunte é uma revista ilustrada alemã, publicada pela Bunte Entertainment Verlag GmbH, subsidiária do grupo Hubert Burda Media. Bunte enfoca-se no mundo das celebridades, em interesses de estilo de vida, fofocas e artes.[1] Assemelha-se à brasileira Caras.

História[editar | editar código-fonte]

A revista foi lançada em 1948, sob o título Das Ufer.[nota 1] Nessa época ela ainda era editada por Franz Burda. Sendo só em 1954 que ela passou a ser ilustrada, mudando de nome para Bunte Illustrierte. Com um novo formato, Franz Burda disse ter se inspirado nas obras do pintor Andy Warhol.

Desde a edição 40 de 1957 é publicada semanalmente. Após a aquisição da Deutche Illustrierte, em fevereiro de 1958, a revista passou a ser vendida como Bunte Deutsche Illustrierte e teve seu corpo editorial expandido.

Em outubro de 1960 adquiriu a revista Münchner Illustrierte e foi renomada para Bunte Münchner Illustrierte. Como uma segunda redação em Munique, a editora Burda chegou à cidade. Em 1º de janeiro de 1963, a Bunte Münchner Illustrierte adquiriu a Frankfurter Illustrierte, e passou a se chamar Bunte Münchner Frankfurter Illustrierte. Em 1º de julho de 1972, foi publicada pela primeira vez sob o título Bunte, sendo seu chefe de redação, em 3 de março de 1976, Herbert Burda. No fim do outubro de 1986, sua redação foi transferida de Offenburg para a nova editora na Arabellapark, em Munique.

Polêmicas[editar | editar código-fonte]

Em 1995, a publicação de fotos de Carolina de Mônaco, entre outras coisas, levou a anos de processos judiciais entre a Editora Burda e a princesa.

Em 2008, o Conselho de Imprensa Alemão repreendeu a revista por infrigir o Código de Imprensa Alemão. A revista reportara um novo modelo de automóvel e, segundo a conclusão do conselho, isso seria marketing disfarçado do novo produto.[2]

A chefe de redação da Bunte é, desde 1º de janeiro de 1997, Patricia Riekel, que também chefia uma revista chamada Amica. Riekel é, desde 1996, sócia de Helmut Markwork, redatora-chefe da Focus, assim como em outras revistas de notícias da Editora Burda. Paul Sahner é membro da redação e repórter-chefe da revista.

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Das Ufer significa, em português, algo como A Costa ou A Ribeira; Ufer, em alemão, se refere às porções de terra à margem de grandes corpos d'água, como mares, lagos, rios etc.

Referências

  1. a b Assinatura da Revista Bunte - Multiverso.com.br. Visitado em 29 de janeiro de 2010.
  2. Mitteilung des Deutschen Presserats (em alemão) (9 de setembro de 2008).[ligação inativa]
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Bunte», especificamente desta versão.
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em alemão, cujo título é «Bunte», especificamente desta versão.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma revista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.