Bureau des Longitudes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Bureau des Longitudes (desde fevereiro de 2012). Ajude e colabore com a tradução.

O Bureau des Longitudes é uma instituição científica francesa, fundada por decreto de 25 de junho de 1795 e responsável pelo incremento da navegação, padronização do tempo e observações geodésicas e astronômicas. Durante o século XIX foi responsável pela sincronização mundial dos relógios. Nesta ocasião foi presidido por François Arago e Henri Poincaré. Funciona agora como uma academia e seus membros reunem-se mensalmente para discutir tópicos relacionados à astronomia.

O Bureau foi fundado pela Convenção Nacional após um relatório elaborado conjuntamente pelas Comissões de Marinha, Finanças e Educação. Henri Grégoire chamou a atenção da Convenção Nacional para a queda do poderio marítimo francês e liderança naval da Inglaterra, propondo que melhorias em navegação poderiam ser fundamentais para o renascimento da força naval. Como resultado o Bureau foi estabelecido, com autoridade sobre o Observatório de Paris e todos os demais estabelecimentos astronômicos da França. O Bureau foi encarregado de controlar os mares onde o poderio inglês não estivesse presente e melhorar a precisão do traçado das longitudes dos navios mediante observações astronômicas e relógios confiáveis.

Os dez membros originais de seu quadro foram:


Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Connaissance des temps, efemérides astronômicas, publicado anualmente desde 1679;
  • Annuaire du Bureau des longitudes, almanaque e calendário para uso público e civil, publicado anualmente desde 1795;
  • Éphémérides nautiques, (de 1889) para navegação marinha;
  • Éphémérides aéronautiques, (de 1938) paara navegação aérea civil e militar.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]