Burnout Paradise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Burnout 5)
Burnout Paradise
Burnout Paradise
Produtora(s) Criterion Games
Editora(s) Electronic Arts
Motor RenderWare
Plataforma(s) Versão Original
Xbox 360
PlayStation 3
PC

Versão Remastered
PlayStation 4
Xbox One
PC
Nintendo Switch

Lançamento Playstation3
Estados Unidos 22 de Janeiro de 2008
Europa25 de Janeiro de 2008
Xbox 360
Estados Unidos 22 de Janeiro de 2008
Europa25 de Janeiro de 2008
Playstation4
Estados Unidos 16 de Março de 2018
Europa16 de Março de 2018
Xbox One
Estados Unidos 16 de Março de 2018
Europa16 de Março de 2018
Computadores
Estados Unidos 21 de Agosto de 2018
Europa21 de Agosto de 2018
Nintendo Switch
Estados Unidos 19 de Junho de 2020
Europa19 de Junho de 2020
Gênero(s) Corrida
Modos de jogo Single player, Online
Burnout Crash!

Burnout Paradise (Burnout 5) é o sétimo jogo da série Burnout,criado e desenvolvido pela Criterion Games e publicado pela Electronic Arts, que foi lançado a 22 de janeiro de 2008 nos Estados Unidos, e a 25 de Janeiro de 2008 na Europa, disponível para Playstation 3, Xbox 360 e, em Janeiro de 2009, para PC como Burnout Paradise The Ultimate Box. Esta nova versão de Burnout é "open-world", na cidade ficcional de 'Paradise City'. O jogo foi remasterizado para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Características e Gameplay[editar | editar código-fonte]

De acordo com Alex Ward, diretor criativo do jogo na desenvolvedora Criterion Games, este jogo é uma “reinvenção completa” da série Burnout, também disse que "para criar uma jogabilidade verdadeiramente de próxima geração, eles precisavam criar um jogo verdadeiramente de próxima geração a partir do zero".[1] Fica claro que além da dinâmica não linear, na linha de jogos sand-box - mais especificadamente em jogos como Crackdown, Test Drive Unlimited e Mercenaries: Playground of Destruction.[2] Burnout não seria mais dividido em missões selecionáveis em um menu. Desta vez, o jogo contará com cidades gigantescas, e cabe ao piloto escolher o que fazer e quando fazer. Graças a essa liberdade, é possível passar todo o tempo do mundo executando manobras descomprometidas pelas ruas (como em Need For Speed), como saltar de prédios altos, atingir veículos na contramão ou qualquer coisa que sua mente insana desejar. Isso é muito importante, já que toda a destruição será incentivada para completar desafios extras como destruir outdoors e encontrar diferentes atalhos. Mas para mostrar que os criadores não se esqueceram do espírito da série, as corridas e competições de manobras estão de volta ao lado do modo Crash, que incentiva à destruição dos veículos de formas extremas.

Mesmo com o conteúdo "antigo", a nova dinâmica é uma mudança drástica para a série e, se tudo ficar tão bom quanto parece, Paradise servirá de base para os próximos jogos da série. Esse novo sistema não se aplica somente ao modo para um jogador. No multiplayer online, o caos será o mesmo.

O Jogo conta com 4 modos de jogo, “race” sendo uma corrida normal, “marked man” uma corrida que devem terminar evitando que os adversários destruam seu carro, “burning route” uma corrida contra o relógio e “stunt run” onde devem fazer múltiplas acrobacias para ganhar pontos.[3]

O sistema de danos do Paradise também foi reformulado. Existem agora dois tipos diferentes de acidentes com base nas condições do carro após o acidente.[4] Se o carro do jogador conseguir reter as quatro rodas e não quebrar o chassi, o jogador pode sair do acidente e continuar jogando; isso é chamado de "afastamento". Se o carro de um jogador perder alguma roda, o motor for muito danificado por um impacto, o carro cair de lado ou no teto ou cair fora do mapa do jogo, o carro ficará em um estado "destruído" e o jogador terá que esperar até que seu carro seja reiniciado. Os carros se comprimem e se deformam dinamicamente em torno dos objetos contra os quais colidem.

Os carros agora têm nomes de fabricantes e modelos, que são vagamente baseados em carros do mundo real. Os carros não podem ser "ajustados" ou personalizados além das mudanças de cor, o que pode ser feito em tempo real, passando pelo pátio de uma oficina de pintura ou selecionando a cor durante a seleção do veículo. o pátio de um posto de gasolina para reabastecer automaticamente o medidor de potência do veículo e dirigir pelo pátio de uma oficina para consertar automaticamente o veículo.[5]

Modo online[editar | editar código-fonte]

A principal novidade do modo online é a quantidade de opções disponíveis para disputas. Ao se conectar, o jogador entra em uma área de desafios, que pode ser acessada por até oito pessoas simultaneamente.[6] São missões que vão muito além de corridas e disputas contra seus competidores, pois elas envolverão cooperatividade, acrobacias, manobras e outra tarefas rápidas. Será possível realizar competições de saltos em distância ou ver quem provoca a a maior destruição, tornando o jogo online uma experiência atrás do volante e não uma simples corrida.

A versão final de Burnout Paradise contem mais de 300 desafios nos quais os jogadores poderão mostrar suas habilidades em rede. [7]Se você estiver jogando offline e ficar com vontade de chamar algum amigo para um racha e ver quem é melhor no volante, basta mandar um convite para ele pressionando um botão no direcional digital do controle. Caso ele aceite o desafio, seu veículo será transportado para sua cidade e caíra no mesmo lugar onde você o estará aguardando.

Outra funcionalidade que aparecerá durante as partidas é o uso da câmera dos consoles. A proposta original era utilizar tanto a PlayStation Eye quanto a Xbox Live Vision apenas para mostrar uma foto do jogador vencedor na tela do adversário.[8] Entretanto, essa função foi aprimorada e permitirá que você coloque a sua própria imagem em sua carta de motorista virtual. De acordo com a sua evolução no jogo, será possível tirar novas fotos que demonstrarão sua habilidade no game para todos. Outra novidade é poder zoar seus amigos, uma vez que sua imagem aparecerá no televisor deles quando você os envolver em um grande acidente.

Configurar as Corridas[editar | editar código-fonte]

O jogo terá diversas configurações para deixar a corrida como você quer:

Aceleração Máxima[editar | editar código-fonte]

O jogador poderá escolher quatro diferentes maneiras de preencher sua barra Burnout: Burnout 1, Point of Impact, Takedown ou Revenge .1.1.1

Verificação de Trânsito[editar | editar código-fonte]

Sempre que tiver trânsito em um evento.

Duração das Provas[editar | editar código-fonte]

As corridas poderão ter até 16 checkpoints.

Características Técnicas[editar | editar código-fonte]

Controles[editar | editar código-fonte]

Controles nunca foram um problema nos Burnout anteriores. Mesmo assim, a equipe da Criterion não poupou esforços para dar ainda mais precisão aos comandos. Isso permite manobras ainda mais perigosas que nos títulos anteriores. Conhecendo minimamente seu carro, é possível passar por entre o tráfego, acelerando no meio de inúmeros veículos. A melhoria nos detalhes de resposta aerodinâmica específicos de cada carro é significativa - algo que já estava presente nos jogos anteriores, mas que foi muito melhorado para o novo título.

Toda a melhoria na precisão e diferença entre os veículos é perfeita para a nova dinâmica insana de corridas em ruas movimentadas, já que as disputas poderão acontecer a qualquer momento - basta parar em um semáforo e pressionar o acelerador e o freio. O controle preciso e o mapa mais dinâmico são, agora, peças fundamentais no game.

Gráficos[editar | editar código-fonte]

Como é de se esperar em um título da nova geração, Burnout Paradise é visualmente embasbacante - o que vale tanto para o design dos carros, quanto para a beleza das cidades. O que mais impressiona é o tamanho dos cenários e os efeitos de movimentação, que passam a sensação de que você está realmente dentro de um carro cheio de nitro.

Graças à nova engine, o game proporciona acidentes incríveis e cheio de detalhes. É possível observar cada peça dos veículos sendo amassada e arremessada pelo ares. São tantos elementos voando pela tela que a imagem parecerá um acidente de verdade.

Efeitos sonoros[editar | editar código-fonte]

Para completar a atmosfera criada pelos gráficos, os sons são um espetáculo a parte, com sons específicos para cada motor e batida. Cada motor possui um ronco diferente, assim como cada batida trará um diferente som ensurdecedor de metal sendo rasgado como papel. São sons extremamente crus e reais, que ajudam, e muito, a levar o jogador para dentro da experiência, com os pneus cantando.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

Artista - Música

A trilha sonora também possui participações de Tchaikovsky, Mozart, Boccherini e outros compositores clássicos[9] [10]

Conteúdo Adicional[editar | editar código-fonte]

Além das atualizações gratuitas, a Criterion lançou vários conteúdos opcionais como pacotes premium que adicionam novos conteúdo como novos carros, áreas e modos. A primeira atualização foi o "Burnout Party Pack" sendo lançado em 5 de fevereiro de 2009 na América do Norte e no Reino Unido. Ele se concentra na jogabilidade multiplayer hotseat, que oferece um cenário semelhante ao Freeburn Challenge, mas para jogadores no mesmo console, que passam um único controle entre os jogadores para completar desafios. Os desafios são divididos em 'Speed', 'Stunt' and 'Skill' com até 8 rodadas e até 8 jogadores podem jogar ao mesmo tempo. A Criterion também anunciou o pacote "Burnout Paradise: The Ultimate Box" que foi lançado na mesma época que contém o jogo original, além do pacote Cagney, Bikes, Party e Update pack todos no mesmo pacote que continha "uma montanha de novos refinamentos"

O primeiro pacote de conteúdo premium chamado "Legendary Cars" (Lançado em 2009 para Xbox 360, Playstation 3 e PC) apresentava quatro carros inspirados em veículos famosos do cinema e da televisão: o Jansen P12 88 Special (baseado na máquina do tempo DeLorean dos filmes de De Volta para o Futuro), o Hunter Manhattan Spirit (baseado no Ecto-1 dos filmes dos Caça-Fantasmas), o Carson GT Nighthawk (baseado em KITT da série de televisão,   Knight Rider), e o Hunter Cavalry Bootlegger (baseado em The General Lee da série de TV The Dukes of Hazzard).[11]

O segundo é o pacote "Toy Cars" (Lançado em 2009). Ele apresenta uma coleção de novos veículos projetados com uma estética de "Toy Cars", embora modelados como carros de tamanho real. O pacote Toy Cars foi lançado em três pacotes. O pacote completo oferece todos os carros de brinquedo junto com o Nakamura Firehawk, uma motocicleta de brinquedo, enquanto os outros dividem o conteúdo em duas partes, menos o Firehawk. [12]

O terceiro pacote lançado é o "Boost Specials" (Lançado em 2009). Ele apresentava dois carros: o Carson Extreme Hotrod e o Montgomery Hawker Mech. O Carson foi descrito como o carro mais rápido do jogo e contou com um impulso 'travado'; O carro continua a aumentar até ser parado de qualquer maneira. O sistema de dinâmica do veículo foi reconectado para que o Carson tenha um desempenho mais realista do que qualquer outro carro no jogo. O Montgomery Hawker Mech também apresentava um sistema de impulso exclusivo, que permite ao jogador alternar voluntariamente entre os três tipos de impulso diferentes com o toque de um botão. [13]

Ainda em 2009, a Criterion lançou "Cops & Robbers" em 30 de abril para PlayStation 3 e Xbox 360. O conteúdo não envolve carros de patrulha da AI Police, mas pega emprestado dos modos Pursuit de jogos Burnout mais antigos, notavelmente Burnout 2: Point of Impact. Os jogadores são divididos em equipes, os policiais e os ladrões. As equipes tentam devolver barras de ouro às suas respectivas bases para marcar pontos. Todos os carros Paradise (exceto os carros DLC Carbon e Premium) recebem uma pintura da Polícia com o conteúdo.[14]

A expansão conhecida como "Big Surf Island" foi lançada em 11 de junho de 2009. O projeto para a ilha foi guiado pelo princípio de "se você pode vê-lo, você pode dirigi-lo". A ilha coloca ênfase no aspecto playground de Burnout. Os desenvolvedores mencionaram que em sua telemetria notaram que os jogadores se reúnem em áreas de Paradise City que se prestam a dublês, e então a ideia era criar uma ilha inteira para acomodar o desejo do jogador. Big Surf Island também apresenta novos veículos, que inclui o buggy Carson Dust Storm, um carro feito sob medida para acrobacias. Além do buggy Dust Storm, dois carros especialmente apresentados, o Hunter Olympus "Governor" e o Carson Annihilator Street Rod também estão incluídos. Os carros desbloqueáveis também incluem versões de brinquedo de todos os quatro veículos do pacote "Legendary Cars" e um Jansen P12 Diamond especial concedido assim que todos os 500 desafios de freeburn foram concluídos. Ele apresenta vários novos eventos, outdoors, smash gates e mega saltos. Novos troféus e conquistas também foram adicionados junto com uma nova 'Big Surf Island License' para obter. [15]

Versão Remasterizada[editar | editar código-fonte]

Uma versão remasterizada intitulado de Burnout Paradise Remastered, que inclui todas as DLC's (exceto o pacote Time Savers) e suporte para configuração de mais alta resolução foi lançado em 16 de março de 2018 para PlayStation 4 e Xbox One.[16] Remastered foi lançado para PC no dia 21 de agosto de 2018 via plataforma da EA Origin e foi avaliado através do Acesso da Origin em 21 de agosto de 2018.[17] A versão de PC inclui os pacotes Big Surf Island e Cops and Robbers que foram lançados no PlayStation 3 e Xbox 360 seguindo o Burnout Paradise: The Ultimate Box em 2009 mas nunca foi avaliado para PC.

O remaster contém todo o conteúdo para download lançado anteriormente, exceto o Time Savers Pack (um pacote DLC que desbloqueia todos os veículos do jogo sem a necessidade de progredir através de single-player), e suporte para monitores de alta resolução (resoluções de até 4K) com suporte a 60 FPS.

Em 19 de Junho de 2020, a remasterização foi portado para o Nintendo Switch.[18] Ao contrário do original, não tem anúncios reais no jogo e são substituídos por fictícios.

Recepção[editar | editar código-fonte]

O Jogo foi bem recebido tanto pela "midia especializada", como pelo publico em geral. No Metacritc, o jogo ficou com a Media 88 no "Metascore" e 7.6 do "User Score"[1] Ja a versão Remasterizada ficou com uma media de 82 no "metascore" e 7.2 no "user score"[19]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Burnout 5 Crashin' Up PS3 And Xbox 360 In 2007». web.archive.org. 15 de julho de 2009. Consultado em 19 de março de 2024 
  2. «Gamasutra - Devs reflect on the impact and legacy of Burnout Paradise». web.archive.org. 6 de março de 2018. Consultado em 19 de março de 2024 
  3. «Burnout Paradise». Eurogamer.pt. 10 de maio de 2008. Consultado em 19 de março de 2024 
  4. Burnout Paradise Xbox 360 Interview - Video Interview (HD) - IGN (em inglês), 6 de julho de 2007, consultado em 19 de março de 2024 
  5. «First Impressions - Burnout Paradise // None /// Eurogamer». web.archive.org. 13 de outubro de 2007. Consultado em 19 de março de 2024 
  6. «Com um racha em cada esquina, Burnout Paradise fará você queimar mais pneus do que nunca!». www.tecmundo.com.br. 19 de fevereiro de 2008. Consultado em 19 de março de 2024 
  7. «Burnout Paradise». Eurogamer.pt. 10 de maio de 2008. Consultado em 19 de março de 2024 
  8. «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. Consultado em 19 de março de 2024 
  9. Trilha Sonora de Burnout Paradise
  10. EA anuncia a Trilha Sonora de Burnout Paradise. Acessado em 29 de dezembro de 2007
  11. «New Burnout Legendary Cars Channel KITT, Ecto-1, And The General Lee». Kotaku (em inglês). 9 de janeiro de 2009. Consultado em 19 de março de 2024 
  12. «Criterion Games - Article - Here come the Toys». web.archive.org. 8 de julho de 2011. Consultado em 19 de março de 2024 
  13. «Criterion Games - Article - Burn Baby Burn». web.archive.org. 18 de dezembro de 2008. Consultado em 19 de março de 2024 
  14. «Criterion Games - CriterionGames.com news». web.archive.org. 22 de abril de 2009. Consultado em 19 de março de 2024 
  15. «Criterion Games - CriterionGames.com news». web.archive.org. 23 de março de 2009. Consultado em 19 de março de 2024 
  16. às 14:01, Gustavo Petró Publicado 20 de Fevereiro de 2018 (20 de fevereiro de 2018). «Remaster de Burnout Paradise é confirmado para PS4 e Xbox One». IGN Brasil. Consultado em 19 de março de 2024 
  17. Romer, Rafael (17 de agosto de 2018). «Remaster de Burnout Paradise chega ao PC em 21 de agosto». The Enemy. Consultado em 19 de março de 2024 
  18. «EA anuncia Burnout Paradise Remastered para o Switch». 26 de março de 2020. Consultado em 19 de março de 2024 
  19. «Burnout Paradise Remastered». www.metacritic.com (em inglês). Consultado em 19 de março de 2024