Bursaphelenchus xylophilus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Nemátode-da-Madeira-do-Pinheiro, ou Bursaphelenchus xylophilus,é um nematoda responsável pela doença da murchidão do pinheiro. Originário da América do norte é uma espécie considerada invasora. Os principais vectores animais são insectos do género Monochamus sp,[1] aquando da sua alimentação nos novos ramos de pinheiros saudáveis e pelas posturas em árvores mais debilitadas. Uma vez no interior da árvore o NMP conduz à murchidão do pinheiro, sendo que o primeiro sinal surge com o aparecimento de alguns ramos secos do pinheiro. Posteriormente as agulhas amarelecem e murcham, ficando aderentes por um longo período; há uma diminuição da produção de resina, e os ramos ficam mais quebradiços do que o habitual. Em poucos meses o pinheiro seca e morre.[2]

Em Portugal, foi encontrada em 1999 e afecta o pinheiro-bravo.

Referências

  1. Y. Mamiya; Initial Pathological changes and disease development in pine tree induceed by the pine wood nematodee, Bursaphelenchus xylophilus; Ann. Phytopath. Soc. Japan 51 : 546-555 (1985)
  2. Insect vectors of the pinewood nematode: a review of the biology and ecology of Monochamus species (em inglês) Online Library.. Página visitada em 27 de fevereiro de 2013.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Bursaphelenchus xylophilus
Ícone de esboço Este artigo sobre Invertebrados, integrado no Projeto Invertebrados é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.