Busby Berkeley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

William Berkeley Enos, mais conhecido como Busby Berkeley (Los Angeles, Califórnia, EUA, 29 de novembro de 1895 - Palm Springs, Califórnia, EUA, 14 de março de 1976) foi um coreógrafo e cineasta norte-americano.

Notável pelas coreografias elaboradas e extravagantes que criou no cinema, revolucionou o gênero musical nos anos que se seguiram a depressão. Em sua fase mais criativa trabalhou para a Warner Brothers, em musicais que se tornaram célebres (Gold diggers of 1933, 42nd. St.)

Nos anos 40 realizou vários filmes da Metro (Idílio em dó-ré-mi, 1942; Entre a loura e a morena, com Carmem Miranda, 1943; A bela ditadora, 1949), conseguindo efeitos espetaculares nas fitas de Esther Williams.

Filmogragia[editar | editar código-fonte]

Como Diretor

Ligações externas[editar | editar código-fonte]