Busca antecipada de instruções

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A busca antecipada de instruções é uma técnica utilizada nos microprocessadores modernos de forma a acelerar a execução de um programa através da redução do tempo de espera do processador por instruções provindas da memória principal.

O processador é muito mais rápido do que a memória principal, também conhecida como memória RAM. Isso significa que o processador consegue consumir instruções numa velocidade maior do que a memória principal consegue entregá-las. Isso introduz um problema de longa espera por parte do processador por instruções a serem processadas.

Para evitar que essas esperas sejam longas, fabricantes de processadores introduziram a tecnologia de busca antecipada de instruções na qual instruções são pré-carregadas da memória principal na memória local cache do processador que é mais rápida na entrega de instruções.

Essa busca antecipada precisa ser bem elaborada, pois se o processador estiver processando uma instrução condicional como por exemplo if, as instruções corretas a serem carregadas são as que levam ao caminho tomado pela resultante da expressão condicional. Para evitar que instruções erradas sejam pré-carregadas, outra tecnologia foi também introduzida nos processadores, essa tecnologia chama-se branch prediction ou predição de condicional.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.