Busca e Salvamento (SAR)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Salvamento. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2013)
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Resgate. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2013)
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Busca e resgate de combate. Pode-se discutir o procedimento aqui. (desde julho de 2013)
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde julho de 2013). Ajude e colabore com a tradução.
A atividade de busca e salvamento sendo executada em qualquer situação e condição.

O termo busca e salvamento (inglês: Search And Rescue) ou simplesmente SAR, define e descreve internacionalmente, todas as organizações e operações voltadas à localizar e salvar pessoas em situação de risco. [1]

Objetivos[editar | editar código-fonte]

Em termos globais, desenvolver uma estrutura internacional na qual as atividades de busca e salvamento, em terra e no mar,[1] independente da localização, sendo coordenadas por uma ou mais organizações SAR sem levar em conta as fronteiras.

Em termos locais, executar ou contribuir em atividades que empregando recursos públicos ou privados, civis ou militares e usando esforços razoáveis, tenham como objetivo: salvar vidas, evitar ferimentos, minimizar perdas e danos materiais, assegurando a prioridade na segurança marítma e aeronáutica com medidas preventivas executadas por pessoal qualificado em atividades SAR.[1]

Regulamentação[editar | editar código-fonte]

A base regulatória para a organização de sistemas SAR à nível global, regional e nacional foi documentada por intermédio de uma associação de organizações internacionais (IMO e ICAO) referência: Doc 9731-AN/958 chamado IAMSAR (International Handbook of Research and Aeronautical and Maritime SAR).[2] [3]

Estados participantes da convenção internacional para segurança de vida no mar "Safety of Life at Sea" (SOLAS), a convenção internacional de busca e salvamento e a convenção internacional de aviação civil, se comprometeram com a implementação de serviços coordenados de SAR marítimos e aeronáuticos.

Todos os sitemas SAR devem ser estruturados para executar, de maneira efetiva, as seguintes funções:

  • receber notificações de desastres, registrar e retransmitir;
  • coordenar a resposta SAR;
  • conduzir as operações SAR

Referências

  1. a b c B–GA–209–001/FP–001 DFO 5449 NATIONAL SAR MANUAL (PDF). Forças Canadenses (Maio 1998). Página visitada em 14/07/2013.
  2. IAMSAR Manual (PDF). Organização Marítima Internacional. Página visitada em 14/07/2013.
  3. MANUAL IAMSAR - MANUAL INTERNACIONAL AERONÁUTICO E MARÍTIMO DE BUSCA E SALVAMENTO (PDF). Marinha Brasileira (Maio 1998). Página visitada em 14/07/2013.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Busca e Salvamento


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.