Buso Renkin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Busou Renkin)
Ir para: navegação, pesquisa
Busou Renkin
武装錬金
(Busō Renkin)
Capa do primeiro volume de Busou Renkin publicado pela Shueisha.
Gênero Ação, Luta, Comédia, Aventura
Mangá
Autor Nobuhiro Watsuki
Editora(s) Japão Shueisha
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Editora JBC
Revista Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 2003 – 2006
Volumes 10
Anime
Direção Takao Kato
Estúdio XEBEC
Exibição original 5 de outubro de 2006 – 29 de março de 2007
Emissoras de TV Japão TV Tokyo
Nº de episódios 26 (Lista)
Light Novel
Autor Nobuhiro Watsuki
Kaoru Kurosaki
Editora Shueisha
Data de publicação 27 de outubro de 2006
Volumes 1
Light Novel
Buso Renkin/Z (Slash Zeta)
Autor Nobuhiro Watsuki
Editora Shueisha
Data de publicação 26 de maio de 2007
Volumes 1
Jogo
Buso Renkin Youkoso Papillon Park He
Desenvolvedor Marvelous Entertainment
Distribuidor Marvelous Entertainment
Gênero Ação
Censura Permitido para todas as idades i CERO (Japão)
Plataforma PlayStation 2
Lançamento 28 de junho de 2007
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Buso Renkin (武装錬金, Busō Renkin?, lit. Alquimia das Armas) é uma mangá escrito e desenhado por Nobuhiro Watsuki. Busou Renkin foi publicado na revista Weekly Shonen Jump entre 2003 e 2005, terminando no capítulo 80. O mangá depois foi compilado pela Shueisha em dez tankobon lançados entre 5 de janeiro de 2004 e 4 de abril de 2006. A sua adaptação para anime foi feita pelo estúdio Xebec em 2006. Também há dois CDs dramas, duas light novels e um jogo de PlayStation 2 baseados na série.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história começa quando o colegial Mutou Kazuki é morto ao salvar uma garota de um monstro, mas ele acorda achando que tudo não passou de um pesadelo. No dia seguinte ele leva sua vida normalmente, mas acaba se encrencando por ter perdido sua mochila na noite anterior e fica no colégio até tarde. Durante a noite, ele e sua irmã são atacados pelo mesmo monstro cobra da noite anterior. Enquanto foge, Kazuki recebe uma ligação em seu celular, é Tsumura Tokiko, a garota de seu "sonho", ela explica que o monstro é um Homunculus e que Kazuki realmente foi morto, mas ela o ressuscitou colocando uma Kakugane no lugar do seu coração. Tokiko explica que a Kakugane é um aparato alquimista que quando ativado se transforma em uma arma para lutar contra os Homunculus. Num momento de desespero, Kazuki ativa sua Kakugane e cria sua própria Busou Renkin, que tem a forma de uma lança imensa. Juntamente com Tokiko, Kazuki luta contra os Homunculus e seu criador.

Elementos da série[editar | editar código-fonte]

Kakuganes[editar | editar código-fonte]

Kakugane é uma liga especial de metal desenvolvida pelos alquimistas que através do instinto de batalha do seu usuário se transforma numa Busou Renkin. Cada uma possui um número serial que vai de I a C (1 a 100 em numerais romanos). As Kakuganes se dividem em 3 tipos:

  • Kakugane Cinza: É o Kakugane comum.
  • Kakugane Negro: O Kakugane Negro I foi fabricado pela esposa de Victor, Alexandria, para revivê-lo. Porém, esse Kakugane é muito instável. Ela torna o usuário mais forte e dá a habilidade de absorção de energia pura. Com o Kakugane Negro ativado, o cabelo do usuário fica na cor verde-brilhante e sua pele muito morena.
  • Kakugane Branco: É o Kakugane criado, também por Alexandria, esposa de Victor, e depois por Papillon. É utilizado para neutralizar os efeitos do Kakugane Negro.

Busou Renkins[editar | editar código-fonte]

São as armas utilizidas pelos guerreiros alquimistas. A forma e aparência da Busou Renkin varia de usuário para usuário. Mas dependendo da Kakugane utilizada, a aparência pode se alterar um pouco. Por exemplo, no volume 2 o Kazuki utiliza sua Kakugane e a da Tokiko para criar duas Sunlight Hearts, embora ambas sejam lanças, as duas são diferentes uma da outra.

Homúnculos[editar | editar código-fonte]

São seres ainda incompletos, uma espécie de hospedeiro que quando em contato com outro ser vivo, toma controle desse e passa a ser tornar um monstro individual, e então passa a se alimentar de pessoas e de seres vivos para sanar a fome propria. Em sua grande maioria, os homunculos são testes de cientistas em busca de uma perfeição ou imortalidade, que é o exemplo de Chouno que se transforma para não morrer devido a doença que tem; Não é explicado como ele continuam a crescer já que necessitam de um outro parasita para se criar um homunculo, o que deixa um misterio no anime de se ainda existe alguém que continua criando os homunculos.

Produção[editar | editar código-fonte]

Nobuhiro Watsuki começou a escrever Busou Renkin pensando que esse seria seu último mangá shonen porque ele já tinha explorado ao máximo esse gênero. Embora, tenha pensado em desenhar boas cenas de luta, ele teve problemas para fazê-las. Ele também observou que ele "lutava contra os elementos cômicos". Durante a publicação da série, Watsuki teve quatro resfriados graves, tornando-o tão fraco que ele não pode terminar o capítulo que deveria enviar a Shonen Jump.[1]

A Liga dos Extraordinariamente Eleitos foi baseada em A Liga dos Cavalheiros Extraordinários.[2] O termo para os seguidores humanos dos homúnculos, "familiares", vem do discípulos humanos dos vampiros do filme Blade.[3] A cena da morte de Shusui ao lado de seu irmão Ouka morendo, tem sido comparada com a cena de morte de Tomoe em Rurouni Kenshin.[3] Watsuki alegou que Ouka e Shusui são as reencarnações de Yukishiro Enishi e Yukishiro Tomoe.[3] O submarino Busou Renkin, Deep Breathing, foi inspirado no Nautilus do filme A Liga dos Cavalheiros Extraordinários.[4] Buster Baron é a reencarnação de Armor Baron de Gun Blaze West.[4]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá foi publicado originalmente na revista japonesa Weekly Shonen Jump de 2003 à 2005, com fim no capítulo 80. Somente os 79 primeiros capítulos foram publicados pela Weeekly Shonen Jump, o último capítulo foi publicado por outra revista da Shueisha, a Akamaru Jump.[4] Os capítulos foram compilados pela Shueisha em 10 tankobon lançados entre 5 de janeiro de 2004 e 4 de abril de 2006.[5] [6] Nos Estados Unidos, foi licenciado pela VIZ Media e foi publicado entre dia primeiro de agosto de 2006 e 5 de fevereiro de 2008.[7] [8] Na França, foi publicado pela Glénat.[9] Na Alemanha, foi publicado pela TokyoPop.[10] No Brasil o mangá completo foi publicado pela Editora JBC.

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime foi transmitido pela TV Tokyo entre 5 de outubro de 2006 e 29 de março de 2007 no Japão. Produzido no estúdio Xebec, foi dirigido por Takao Kato, sua trilha sonora foi feita por Akatsuki Yamatoya e design dos personagens por Takami Akio.

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

  • Aberturas:
  1. "Makka na Chikai" cantada por Yoshiki Fukuyama
  • Encerramentos:
  1. "Hoshiakari" cantada por Jyukai
  2. "Itoshi Sekai" cantada por Aya Kagami

Diferenças Entre o Mangá e o Anime[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Acontecimentos[editar | editar código-fonte]

  • No primeiro episódio do anime, todos chegam no horário no colégio, quando que no mangá, Kazuki e sua irmã chegam atrasados o que os deixam em problemas com o Mita.
  • No mangá, Kazuki usa sua Busou Renkin pela primeira vez para salvar sua irmã do Homunculus Mita, no anime ela é salva pela Tokiko e o Kazuki usa sua Busou Renkin apenas contra o Homunculus Saruwatari.
  • No episódio 8 Kazuki conhece a Ouka enquanto dormia em pé no sapateiro do colégio, no mangá ele a conhece durante uma reunião do conselho estudantil.
  • No episódio 9 todos vão para uma casa de banho (inclusive as garotas), mas no mangá apenas os rapazes vão a essa casa, enquanto as garotas vão a uma lanchonete tomar café.
  • No episódio 17 os acontecimentos acontecem em ordem diferente do que no mangá, mas ainda são basicamente os mesmos, exceto por uma cena no mangá onde Bravo recebe uma ligação da Chitose.
  • Ainda no episódio 17, quando aparece a equipe de re-assassinato, ela é composta apenas pelo Ikusabe e o Negoro, enquanto que no mangá ela é composta pelo Ikusabe, Negoro, Itakai, Maruyama e Busujima.
  • O episódio 18 começa com o Bravo e a Chitose em reunião com os líderes da Renkin Sendan, nesta cena Chitose recebe ordens de formar um grupo para enfrentar Victor. Esta cena não existe no mangá e Chitose nunca recebe tal ordem.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • No mangá, Kazuki usa camisa laranja e o tecido da Sunlight Heart é vermelho, enquanto que no anime é o contrário, sua camisa é vermelha e o tecido de sua Busou Renkin é alaranjado.
  • No mangá, Moonface tem a cabeça prateada, no anime ele tem a cabeça amarela.
  • No mangá, Negoro tem o cabelo branco, no anime ele é loiro.
  • No mangá, Hiwatari tem a pele clara, no anime ele tem uma bronzeada.
  • No mangá, quando Maruyama aparece pela primeira vez ele utiliza um disfarce de um homem gordo com uma cabeça igual às suas bombas, no anime ele nunca chega a usar esse disfarce.
  • No anime, Papillon usa a roupa roxa até o final da série, aparecendo com a laranja só no final do último capítulo enquanto que no mangá ele a usa durante toda a segunda parte.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Guerreiros Alquimistas[editar | editar código-fonte]

  • Mutou Kazuki

Um adolescente normal, aluno do segundo ano do colégio Kinsei. Kazuki na maioria das vezes age impulsivamente e faz coisas idiotas. Apesar de não gostar de dor, ele está sempre pronto para se sacrificar pelos outros sem pensar duas vezes. Após lutar com Papillon ele passou a se sentir muito mal por tê-lo matado (pelo menos ele achou que tivesse) e passa a ter o desejo de se tornar mais forte para poder proteger as pessoas a sua volta sem precisar sacrificar a vida de mais ninguém. Sua Busou Renkin é a Sunlight Heart que mais tarde evolui (Volume 6) para a Sunlight Heart+. No volume 2 Kazuki usa 2 Busou Renkins, mas a segunda não recebe um nome como acontece com a do Bravo.

  • Tsumura Tokiko

Uma misteriosa garota que aparece na cidade investigando o caso do Papillon e numa noite quando se passava por isca, acabou presenciando a morte do Kazuki (que queria salvá-la) e o ressuscitou com uma Kakugane. Sempre séria, não costuma falar sobre seu passado, mas após um incidente com um Homunculus passou a ter um ódio mortal por todos eles. Sua Busou Renkin é a Valkyrie Skirt.

  • Chouno Koushaku/Papillon

Chouno Koushaku era o aluno mais inteligente do colégio e herdeiro da família Chouno. No terceiro ano ele pega um doença desconhecida e por causa das várias visitas ao hospital ele acabou repetindo de ano e passou a ser desprezado pelo pai. Um dia ele descobriu uma pesquisa antiga de seu avô sobre alquimia e aprende a criar Homunculus. Primeiro ele experimenta criando vários Homunculus de pessoas próximas a ele, tudo para se aprimorar e transformar a si mesmo em um Homunculus humano e se tornar imortal e super forte. No fim, ele consegue e se torna o Homunculus Papillon. Como Papillon ele ficou muito mais forte e rápido, ele também pode devorar as pessoas pela mão.Após ser derrotado por Kazuki ele se une ao seu avô, Dr. Butterfly, na L.X.E, que é onde ele consegue sua Busou Renkin. No fim ele trai seu avô e passa a ajudar o Kazuki, tudo para um dia ter sua revanche. Sua Busou Renkin é a Neardeath Happines.

  • Capitão Bravo ou Sakimori

Bravo é o capitão da equipe alquimista da Tokiko que está investigando a L.X.E, ao chegar no colégio Kinsei ele assume o posto de gerente dos dormitórios, faz com que Tokiko se transfira para o colégio e torna o Kazuki um guerreiro alquimista oficialmente. Seu passado é um misterio,mas apenas sabemos que seu nome é Sakimori revelado no episódio 18. Tudo que se sabe sobre ele é que sua frase favorita é "Bravo!". Suas Busou Renkin são a Silver Skin e a Silver Skin: Another Type.

  • Ouka Hayasaka
  • Shuusui Hayasaka
  • Gouta Nakamura
  • Mutou Souya

Amigos do Colégio[editar | editar código-fonte]

  • Mutou Mahiro

Mahiro é a irmã do Kazuki. Ela é bem atrapalhada e gosta de experimentar várias tipos de uniformes diferentes. A verdadeira razão dela ter entrado no colégio é porque ela gosta do uniforme. Geralmente Kazuki faz com que ela experimente energéticos de gosto horrível.

  • Rokumasu Koushi

Rokumasu é um garoto estranho e misterioso que inexplicavemente possuí várias habilidades, o que as vezes deixa os outros confusos sobre quem ele realmente é. Geralmente é ele que livra os outros de problemas. Suas habilidades vão desde imitar vozes até conhecimento detalhado de técnicas de kendo.

  • Okakura Hideyuki

Okakura é o amigo pervertido do Kazuki. Ele quem arranjar as revistas hentai pro Kazuki e o ajuda a escondê-las. Ele também possui um topete enorme (como o do Ryu de Shaman King) e aplica vários golpes poderosos com ele.

  • Daihama Masashi
  • Wakamiya Chisato
  • Kawai Saori

Inimigos[editar | editar código-fonte]

Homúnculos[editar | editar código-fonte]

  • Mita
  • Saruwatari
  • Kawazui
  • Hanabusa
  • Washio

L.X.E[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Butterfly
  • Victor
  • Moon Face
  • Kinjou
  • Zinnai
  • Tai
  • Shi
  • Suzuki Sanyou

Equipe de Assassinato Alquimista[editar | editar código-fonte]

  • Sekima Hiwatari
  • Hanaka Busujima
  • Ikusabe Genzu
  • Maruyama Madoka
  • Negoro Shinobu
  • Itakai Rintarou

Outros[editar | editar código-fonte]

  • Chouno Shishaku
  • Chouno Jirou
  • Chitose Tateyama
  • Victoria
  • Sakaguji Shousei

Busou Renkins[editar | editar código-fonte]

Uma lista de todas as Busou Renkins utilizadas durante a série.

  • Sunlight Heart
  • Sunlight Heart+
  • Valkyrie Skirt
  • Silver Skin
  • Silver Skin: Another Type
  • Motor Gear
  • Near Death Happiness
  • Sword Samurai X
  • Angel Gozen
  • Alice in Wonderland
  • Peaky Gulliver
  • Noisy Hamelin
  • Satellite Thirty
  • Blaze of Glory
  • Aerial Operator
  • Geki-Sen
  • Bubble Cage
  • Secret Trail
  • Killer Rabies
  • Hermes Drive
  • Underground Searchlight
  • Rurio Head
  • Baster Baron
  • Death Breathing
  • Genocide Circus
  • Alchemy Power Laboratory
  • Deep Blessing
  • Fatal Attraction

Referências

  1. Watsuki, Nobuhiro. Buso Renkin, Vol. 10. [S.l.]: Viz Media, 5 de fevereiro de 2008. 182–183 pp. ISBN 1-4215-1542-3
  2. Watsuki, Nobuhiro. Buso Renkin Vol. 3. [S.l.]: Viz Media, December 5, 2006. ISBN 1-4215-0617-3
  3. a b c Watsuki, Nobuhiro. Buso Renkin Vol. 4. [S.l.]: Viz Media, February 6, 2007. ISBN 1-4215-0840-0
  4. a b c Watsuki, Nobuhiro. Buso Renkin, Vol. 9. [S.l.]: Viz Media, 4 de dezembro de 2007. ISBN 1-4215-1047-2
  5. 武装錬金 1 (em japonês) Shueisha.
  6. 武装錬金 10 (em japonês) Shueisha.
  7. Buso Renkin, Vol. 1 (em inglês) Viz Media.
  8. Buso Renkin, Vol. 10 (em inglês) Viz Media.
  9. Buso Renkin - Tome 10 (em francês) Glénat.
  10. Buso Renkin Band 10 (em alemão) TokyoPop.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]