Busy Philipps

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Busy Philipps
Busy Philipps em 2009.
Nome completo Elizabeth Jean Philipps
Nascimento 25 de Junho de 1979 (35 anos)
Oak Park, Illinois
Cônjuge Marc Silverstein (2007 - hoje)
IMDb: (inglês)

Elizabeth Jean Philipps (Oak Park, Illinois, 25 de Junho de 1979) é uma atriz estadunidense, mais conhecida por seu trabalho nas séries de televisão Freaks and Geeks e Dawson's Creek, como Kim Kelly e Audrey Liddell, respectivamente.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Busy Philipps nasceu em Oak Park, no dia 25 de Junho de 1979, mas ainda jovem mudou-se com sua família para Scottsdale, Arizona, onde se formaria no colegial e se interessaria por teatro. Em seguida, foi à Universidade Loyola Marymount, onde também estudavam Linda Cardellini e Colin Hanks.

Durante as filmagens de Dawson's Creek, Busy tornou-se amiga de Michelle Williams, e foi convidada para ser madrinha da filha de Michelle com Heath Ledger, Matilda.

A atriz casou-se em 2007 com o roteirista Marc Silverstein, e em Janeiro de 2008, anunciou que estava grávida.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Philipps começou sua carreira no piloto do seriado Saving Grace, que acabou não sendo comprado por nenhuma emissora. Pouco depois, ela foi escalada em Freaks and Geeks como Kim Kelly, apesar de originalmente ter feito teste para o papel de Lindsay Weir, que acabou por ser interpretada por Linda Cardellini.

Com o cancelamento do seriado em 2000, após dezoito episódios, Busy participou de vários filmes e seriados, incluindo Malcolm in the Middle, Dead Last e The Smokers, até que entrou para o elenco recorrente de Dawson's Creek interpretando a personagem Audrey Liddell. Na última temporada, a atriz ainda se tornaria integrante do elenco regular, antes do cancelamento da série, em 2003, e por sua exposição na série, seria escolhida pela Maxim como a 58ª mulher mais sexy do ano de 2001.[2]

No ano seguinte, Philipps participou de White Chicks, um dos filmes mais populares dos Irmãos Wayans, como a jovem Karen. Ela também seguiu fazendo participações em episódios de séries de televisão, e estreou como dubladora no episódio Girl Trouble de Super Robot Monkey Team Hyperforce Go!.

Em 2005, Philipps foi escolhida para substituir Shannen Doherty no seriado Love, Inc. da rede UPN, já que Doherty havia abandonado o programa logo depois de ele ser comprado pela emissora. Ela permaneceu do começo ao fim no seriado, que foi cancelado em 2006, em virtude da fusão da UPN com a The WB na nova rede The CW.

No mesmo ano, Busy conseguiu um papel recorrente em ER como a enfermeira Hope Bobeck, interesse amoroso do Dr. Archie Morris, interpretado por Scott Grimes. No segundo episódio da 14ª temporada, sua personagem deixou o hospital para participar de uma cruzada internacional na América do Sul.

Em 2008, a atriz pôde ser vista no filme Made of Honor,[3] e em virtude de sua gravidez, teve de recusar outros trabalhos.

Em 2009 foi escalada para viver a personagem Laurie, na série Cougar Town. Estrelada por Courtney Cox.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Ano Premiação Categoria Indicado(s) Resultado
2002
Teen Choice Awards Melhor coadjuvante em série de televisão Busy Philipps
por Dawson's Creek
Indicado
2011
Critics Choice TV Awards Melhor Atriz Coadjuvante em Série Cômica Busy Philipps
por Cougar Town
Venceu

Referências

  1. Busy Philipps To Be A Mum. IMDb News. Página visitada em: 23/06/08.
  2. Maxim Magazine Hot 100 Women of 2001. FreeJose.com. Página visitada em 08/02/07.
  3. 'Made of Honor' star Busy Philipps has a lot on her plate, NY Daily News. Página visitada em: 23/06/08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]