Butaritari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Butaritari

Butaritari é um atol localizado no Oceano Pacífico, no grupo das Ilhas Gilbert, em Kiribati.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A três kilômetros ao nordeste de Butaritari existe um arrecife com três ilhotas habitáveis: Makin, Kiebu e Onne. Butaritari foi chamado Atol Makin pelo Exército dos Estados Unidos, e Makin passou a ser Makin Meang (Pequena Makin) para diferenciá-la.

Butaritari tem uma área de 13.2 km² e uma população de 4.200 habitantes (2002). Tem cerca de 30 km de leste a oeste e 15 km de norte a sul. Algumas partes da ilha estão submersas, criando canais. Ilhotas pequenas se podem encontrar entre estes canais.

O atol é contínuo, mas sen ilhotas na parte norte. A parte nordeste mede cerca de 1.75 km, onde só há ilhotas dispersas. A laguna de Butaritari tem fácil acesso ao oceano, é profunda e pode acomodar grandes barcos.

As ilhotas de Bikati e Bikatieta ocupam a ponta noroeste, rodeando o que poderia ser uma segunda pequena laguna ao norte da laguna principal. Em Bikati, de 2 por 0.5 km, se encontra uma aldeia. O povoado principal é Butaritari, com uma população de aproximadamente 2.000 habitantes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi palco de duas grandes batalhas que ficaram conhecidas como ataque à Ilha de Makin e batalha de Makin.

Clima[editar | editar código-fonte]

As chuvas anuais chegam a 4000 mm, comparada com os 2000 mm em Tarawa e 1.000 mm no sul de Kiribati. O fenômeno El Niño aumenta a quantidade de chuvas no atol.

Ícone de esboço Este artigo sobre o Kiribati é um esboço relacionado ao Projeto Oceania. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.