Butroto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Butrint)
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Butroto *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Butrint, Albania.jpg
Ruínas de um anfiteatro e parte de uma ágora
País Albânia
Critérios C (iii)
Referência 570
Coordenadas
Histórico de inscrição
Inscrição 1998  (22ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
Restos de uma capela baptismal

Butroto (em albanês: Butrint ou Butrinti; em grego clássico: Βουθρωτόν; transl.: Bouthrōtón ou em grego: Βουθρώτιος; transl.: Bouthrōtio; em latim: Buthrotum) foi uma cidade da Grécia Antiga, posteriormente romana, e é atualmente um sítio arqueológico na Albânia, perto da fronteira grega

Inicialmente uma localidade ilíria na antiga região do Épiro, foi conquistada pela República Romana no ano 167 a.C. Passou mais tarde para o Império Bizantino e para a República de Veneza, antes de ser abandonado no final da Idade Média.

As ruínas, escavadas após a Segunda Guerra Mundial, incluem um anfiteatro, banhos públicos romanos, uma capela do século V, uma basílica do século VI, uma porta da cidade (chamada "Porta do Leão"), e um castelo medieval veneziano do século XIV, hoje usado como museu.

Butroto é acessível a partir de Saranda por uma estrada construída em 1959 aquando da visita do líder soviético Nikita Khrushchov. Está a tornar-se cada vez mais popular como passeio de um dia para turistas vindos da ilha grega de Corfu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Butroto