Buzz Osborne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
King Buzzo
Buzz Osborne
Informação geral
Nome completo Roger Osborne
Nascimento 25 de março de 1964 (59 anos)
Local de nascimento Montesano, Washington
Estados Unidos
Gênero(s) Rock experimental, drone metal, Doom metal, música experimental, doom metal, sludge metal, hardcore punk, noise rock, alternative metal, música de vanguarda
Ocupação(ões) Músico, compositor
Instrumento(s) Vocal, guitarra, guitarra acustica, contrabaixo, bateria
Período em atividade Início anos 1980atualmente
Afiliação(ões) The Melvins, Fantômas, Venomous Concept, Fecal Matter, Zu

Roger "Buzz" Osborne, mais conhecido como King Buzzo (Montesano, 25 de março de 1964), é um guitarrista, vocalista e compositor, tecnicamente o único membro remanescente da fundação do grupo Melvins (o baterista Dale Crover é frequentemente considerado como um dos membros fundadores, mas ele se juntou depois que a banda foi formada, embora ainda antes de terem gravado um álbum). Osborne também é membro fundador e guitarrista das bandas Fantômas e Venomous Concept. Ele foi amigo de escola de Kurt Cobain e foi o baixista da primeira banda de Cobain, Fecal Matter, em 1986. Sua grande cabeleira crespa afro, lhe dá uma aparência distinta.

Biografia[editar | editar código-fonte]

King Buzzo tocando com o Melvins no Aggie Theatre, em Fort Collins, Colorado.

No início dos anos 80, Osborne fundou o The Melvins com Matt Lukin e Mike Dillard, eles eram todos do Montesano High School em Montesano, Washington, onde se graduou em 1983. No início, o Melvins tocava covers do The Who e Jimi Hendrix, mas rapidamente começou a tocar Hardcore punk depois que Osborne foi apresentado à bandas como Black Flag, Flipper, e Millions of Dead Cops por um amigo de outro estado. Quando o baterista Dillard deixou a banda em 1984, Dale Crover que tocava em uma banda cover do Iron Maiden foi recrutado, e os ensaios da banda começaram a acontecer em uma sala nos fundos da casa dos pais de Crover Aberdeen, Washington. Eles começaram a tocar sua canções mais devagar e "mais pesadas".

Em 1986 a banda lançou seu EP Six Songs pela C/Z Records (mais tarde relançado como Eight Songs, 10 Songs e um 26 Songs em 2003, pela Ipecac Recordings). Em dezembro de 1986 eles gravaram seu primeiro álbum completo, Gluey Porch Treatments, no Studio D em Sausalito, Califórnia, que foi lançado em 1987 pela Alchemy Records.

Em 1988, Osborne, juntamente com Crover, mudou-se para San Francisco, Califórnia, onde a banda gravou seu próximo álbum, Ozma em maio de 1989.

Osborne, juntamente com o resto do The Melvins, conheciam os membros do Nirvana e apresentaram o baterista Dave Grohl para Kurt Cobain e Krist Novoselic. A influência do The Melvins pode ser claramente sentida na música do Nirvana, especialmente no início do seu trabalho na era do álbum Bleach.

Em 1997, Osborne apareceu no vídeo promocional do The Offspring "All I Want", como um pianista mascarado. Osborne também aparece em 1994 no vídeo da música "Beercan" de Beck Hansen.

Buzz juntou-se aos Tool no palco, durante a turnê Ænema da rock norte-americana. The Melvins também abriu para Tool na turnê. Em 1998, Osborne entrou para uma banda nova, conhecida como Fantômas com o vocalista da banda Faith No More Mike Patton, uma banda que ele ainda permanece envolvido até os dias atuais.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Osborne reside em Hollywood com sua esposa Mackie, e é um fã de filmes, embora nunca assista TV.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Osborne usa principalmente guitarras Gibson Les Paul de 1960 e 1970, desempenhando efeitos através de pedais BOSS e variáveis de um amplificador vintage e gabinetes.[1][2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.