Cápsula fonocaptora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gr igla 01 ubt.jpeg

A cápsula fonocaptora é encontrada em toca-discos de vinil. Trata-se de um transdutor em miniatura que ao percorrer as ondulações dos sulcos, transforma as vibrações mecânicas em impulsos elétricos, que por sua vez serão amplificados, resultando em som audível.

Agulha record player.jpg

Os toca-discos mais simples possuem cápsulas de pouco desempenho, enquanto que os toca-discos de alta fidelidade possuem cápsulas com excelente desempenho e com resposta de freqüência superior, fazendo uso de agulhas elípticas que melhor se ajustam aos sulcos do vinil, permitindo uma leitura mais precisa e resultando em reprodução sonora superior.

Tipos de cápsulas[editar | editar código-fonte]

Cápsula Cerâmica Modelo mais simples de cápsula, onde a captação de cada canal é realizada por uma pequena lâmina piezoelétrica (cerâmica). Geralmente tem uma faixa de frequência de resposta mais limitada (100 Hz - 10 kHz). É o modelo que equipa o braço da foto ao lado.

Cápsula Magnetodinâmica (Moving Magnet) Onde o ímã é móvel e a bobina é fixa. Os movimentos, a partir das vibrações captadas pela agulha ao percorrer o microsulco do disco de vinil, são transmitidas ao ímã, que movimentando-se, faz variar a indução de seu campo magnético sobre a bobina, criando uma corrente elétrica através desta e originando o sinal de áudio.

Cápsula Dinâmica (Moving Coil) O ímã é fixo e a bobina é móvel. A bobina, movimentando-se dentro do campo magnético do imã, provoca a circulação de uma corrente eléctrica através da bobina, originando o sinal de áudio.

Cápsula Magnética ou de Relutância Variável (lnduced Magnet) O ímã e a bobina são fixos num suporte. As vibrações são transmitidas a uma pequena lâmina que, ao vibrar, corta as linhas do campo magnético do íman variando a indução sobre a bobina, acarretando a circulação de uma corrente e o sinal de áudio.

Tipos de agulhas[editar | editar código-fonte]

As agulha podem ser feitas de safira ou diamante.

Agulha Cônica (Conical, Spherical)

Agulha fonocaptora de secção transversal circular.

Agulha Elíptica ou Bi-Radial

De seção transversal semelhante a uma elipse, que emprega dois raios de circunferência diferentes.