Câmara Júnior Internacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado.
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Editor: considere colocar o Mês e o Ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:wkf}}
Ambox important.svg
Este artigo ou seção parece estar escrito em formato publicitário. (desde janeiro de 2012)
Por favor ajude a reescrever este artigo para que possa atingir um ponto de vista neutro, evitando assim conflitos de interesse.
Para casos explícitos de propaganda, em que o título ou todo o conteúdo do artigo seja considerado como um anúncio, considere usar {{spam}}, regra n° 6 da eliminação rápida.

A JCI - Junior Chamber International é uma organização mundial de jovens cidadão ativos com mais de 200 mil membros em mais de 100 países. Os membros da JCI são cidadãos ativos de todos os setores da sociedade engajados e comprometidos em criar impacto positivo em suas comunidades.

Cidadãos ativos são indivíduos que investem no futuro de suas comunidades desenvolvendo habilidades, conhecimento e compreensão para tomar decisões informadas e agir. Por isso, o principal negócio da JCI são projetos.

A missão da JCI é oferecer oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens para criar mudanças positivas.

A JCI é criada de uma crença comum de que agindo juntos para a segurança humana, que se traduz na garantia de oportunidade social, econômica e ambiental, desenvolvimento e bem estar para todo indivíduo e sua comunidade, irá inspirar confiança, unir comunidades, estabelecer a justiça, abranger diversidade cultural e criar impacto sustentável.

Carta de Princípios[editar | editar código-fonte]

Que a fé em Deus dá sentido e finalidade à vida,

Que a fraternidade entre os homens transcende a soberania das nações,

Que a justiça econômica pode ser melhor obtida por homens livres através da livre iniciativa,

Que os governos devem ser de leis mais que de homens,

Que o grande tesouro da terra está na personalidade humana,

E que servir a humanidade é a melhor obra de uma vida.

Active Citizen Framework[editar | editar código-fonte]

A JCI utiliza o Active Citizen Framework como método de desenvolvimento de projetos. O Framework consiste na identificação de problemas relevantes para a comunidade, no envolvimento de parceiros para a busca das causas reais dos problemas e de soluções sustentáveis, na execução de projetos bem estruturados e na apuração e mensuração dos resultados de forma a criar impacto positivo sustentável na comunidade. Por meio desta metodologia, a JCI pretender ser a organização que une todos os setores da sociedade para criar impacto sustentável.

História[editar | editar código-fonte]

A JCI surgiu em 1915, na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos, na época a quarta maior cidade do país. A Sede Mundial da JCI está situada na mesma cidade. No Brasil, a JCI foi fundada em 1947 por Victor Bouças no Rio de Janeiro.

Num esforço para participar mais ativamente nos assuntos cívicos, um jovem líder chamado Henry Giessenbier fundou a Associação Cívica de Jovens Progressistas (YMPCA), em St. Louis, Missouri, Estados Unidos, em 1915. Em 1918 a YMPCA se afiliou à Câmara de Comércio de St. Louis. Nos anos 20, foram criadas redes internacionais no Canadá e Inglaterra, e na década de 40 se estendeu para a América Latina. Em 1944, foi criada a JCI na Cidade do México, sendo Raúl Garcia Vidal o seu primeiro presidente.

No Brasil, a JCI está presente em mais de 40 cidades e mais de 1.000 membros associados. A JCI está presente em mais de 5.000 comunidades ao redor do mundo.

Cooperação Internacional[editar | editar código-fonte]

A JCI é uma Organização Não-Governamental (ONG) com participação ativa no sistema da Organização das Nações Unidas (ONU). Neste contexto, a JCI tem relações com o Escritório do Secretário Geral da ONU (Secretaria) e status consultivo no Conselho Econômico e Social (ECOSOC).

A JCI também tem acordos de cooperação com a Câmara de Comércio Internacional (ICC), (AIESEC), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Conferência das Organizações Não-Governamentais (CONGO), Comitê de ONGs na UNICEF, Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (DPI) e a (UNCTAD).

Parceiros[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Câmara Júnior Internacional
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.