Câmara Municipal de Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Câmara Municipal de Santos
Brasão de armas ou logo
Tipo
Tipo
Assentos 21
Local de reunião
Santos, São Paulo
Website
www.camarasantos.sp.gov.br

Câmara Municipal de Santos é o órgão legislativo do município de Santos, no estado de São Paulo. Atualmente é formada por vinte e um vereadores.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Circular ministerial de 23 de setembro de 1822 de José Bonifácio de Andrada e Silva informando à Câmara de Santos a respeito dos símbolos nacionais do Brasil, recém-independente.

O primeiro Conselho da Vila do Porto de Santos foi formado em 1547. Era composto por um juiz, dois ou três vereadores, um escrivão e um procurador. As reuniões aconteciam no local onde hoje se situa a Alfândega. No fim do século XVI o conselho mudou-se para um imóvel próprio, adquirido no Largo do Carmo. Mas só em 1795 a Câmara passou a existir juridicamente, com um registro oficial e a abertura do livro 1 de atas das suas reuniões.

Em 1870 o Legislativo instalou-se para a Casa de Câmara e Cadeia, na Praça dos Andradas. Mudou-se em 1896 para um palacete no Largo Marquês de Monte Alegre. Em 1945, houve nova mudança, e a sede passou a ser um prédio da Prefeitura, na Praça Mauá.

Em 1969, o marechal Arthur da Costa e Silva cassou a autonomia de Santos e de várias outras cidades brasileiras. A Câmara foi fechada por um Ato Complementar, no dia 8 de maio, e foi reaberta em 8 de julho sob intervenção militar. Só em 1984 a cidade recuperou sua autonomia.

Desde agosto de 2011, a Câmara funciona no antigo edifício do Corpo de Bombeiros, conhecido como "Castelinho"[1].

Sede[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Castelinho (Santos)

O Castelinho, inaugurado em 1907, foi projetado pelo arquiteto alemão Maximiliano Emílio Hehl, também autor dos projetos da Catedral de Santos e da Catedral de São Paulo. Durante as obras de restauração, iniciadas em 2008, foram descobertas pinturas decorativas e pisos originais, recuperados para ressaltar o estilo eclético, típico da arquitetura do início do século XX.

Ao lado do edifício histórico foi construído um anexo, com arquitetura contemporânea, em concreto armado, com fachada e telhado de vidro[2].

Referências

  1. Um pouco de História. Câmara Municipal de Santos
  2. Câmara de Santos inaugura sede própria Arquivado em 18 de outubro de 2014, no Wayback Machine.. Jornal Perspectiva

Ligações externas[editar | editar código-fonte]