Câmara isobárica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Câmara hiperbárica)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Câmara isobárica ou câmara hiperbárica ou tanque isobárico é um equipamento que permite manter a pressão interna constante ou controlada. Trata-se de um compartimento selado, para onde é bombeado ar comprimido, ou mistura respiratória, por meio de compressores.

O aumento da pressão é proporcional à quantidade de ar forçado para dentro do compartimento. Na sua forma mais simples, é um tubo cilíndrico de metal, com larguras diferenciadas quanto ao uso. A porta possui vedações perfeitas que permitem a pressurização do ar e, três níveis absolutos: Normobárico (uma atmosfera); Superbárico (duas atmosferas); e, Hiperbárico (acima de duas atmosferas).

A maioria das câmaras opera em pressões que variam de 1,5 a 3 vezes a atmosfera normal. Embora as câmaras suportem pressões muito mais elevadas, não são usadas pressões maiores do que três atmosferas absolutas. Enquanto o ar é comprimido, sua densidade e concentração aumentam.

Utilização[editar | editar código-fonte]

A câmara isobárica é largamente utilizada por mergulhadores nos trabalhos que exigem longos períodos de imersão a grandes profundidades. Isso porque existe uma relação entre a profundidade do mergulho e o tempo de permanência para que não haja riscos para a saude do mergulhador. Ao ultrapassar esses limites o mergulhador deve retornar à superfície seguindo os procedimentos constantes na "Tabela de Descompressão" a fim de re-equilibrar seu corpo à pressão normal de uma atmosfera e evitar uma embolia gasosa.

É utilizado também na a fabricação de diversos produtos, inclusive bebidas como o champagne.

Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.