Câmera instantânea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Polaroid modelo J66
Kodak EK6 Instant Camera

A Câmera instantânea é um tipo de câmera fotográfica que revela instantâneamente a imagem. A mais conhecida entre elas é a Câmera Polaroid.

Polaroid[editar | editar código-fonte]

A Polaroid Corporation tornou-se mundialmente conhecida em 1948 devido ao surgimento da primeira câmara instantânea criada por Edwin H. Land. Em 1986 derrotou a concorrente Kodak em uma batalha de patentes e forçou sua saída do mercado de câmeras instantâneas.

A empresa, posteriormente, desenvolveu um sistema de filmes para cinema instantâneo, o Polavision, mas o sistema entrou tardiamente no mercado, assim como também foi frustrada a entrada no mercado das câmaras digitais.

A Polaroid Corporation anunciou, no dia 9 de Fevereiro de 2008, o fim da produção da fotografia instantânea. A empresa estadunidense parou a produção de maquinas fotográficas instantâneas devido à forte concorrência da fotografia digital.

O sistema utilizado na revelação instantânea de filmes polaroid consistia em uma bolsa de fluidos químicos, que, quando passava pelos apertados cilindros metálicos, que, estouravam esta bolsa espalhando os fluidos pela moldura plástica de formato característico, algumas câmaras mais modernas utilizavam uma "cortina" para impedir a entrada de luz no filme pelo primeiro segundo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Câmera instantânea
Ícone de esboço Este artigo sobre fotografia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.