Cândido Maria Bampi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cândido Maria Bampi
Vereador de Lages
Período 1948 até 1951
Deputado Estadual de Santa Catarina
Período 1 de fevereiro de 1963
até 31 de janeiro de 1967
Dados pessoais
Nascimento 4 de agosto de 1914
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Morte 25 de agosto de 2000 (86 anos)
Lages, Santa Catarina
Nacionalidade Brasil brasileiro
Progenitores Mãe: Júlia Marchesini Bampi
Pai: Pedro Bampi
Cônjuge Amélia Costamilan Bampi
Filhos(as) 9 filhos
Partido Partido de Representação Popular
Religião Católico
Ocupação Madeireiro e fotógrafo

Cândido Maria Bampi (Caxias do Sul, 4 de agosto de 1914Lages, 25 de agosto de 2000) foi um fotógrafo, empresário e político brasileiro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de Pedro Bampi e de Júlia Marchesini Bampi, e neto do imigrante italiano Massimo Bampi, que chegou ao Rio Grande do Sul em novembro de 1875.

Fixou residência em Lages em 1939. Casou-se com Amélia Costamilan Bampi em 9 de fevereiro de 1941, e teve nove filhos, entre eles, Cândido Bampi Filho, que foi Vice-Presidente Regional (Serra Catarinense) da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e é membro do Instituto Histórico Geográfico de Lages.

Foi fotógrafo, empresário madeireiro e diácono da Igreja Católica. Também participou do Conselho Curador da Fundação Universidade do Planalto Catarinense; da Missão Empresarial Ítalo-brasileira e da Associação Comercial de Lages.

Recebeu o título de cidadão honorário de Lages.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Foi vereador em Lages, no período de 1948 a 1951 e foi suplente de vereador em outras eleições. Presidiu o Diretório do Partido de Representação Popular (PRP) e participou do processo de elaboração do Código Florestal de 1961.

Foi deputado estadual da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na 5ª legislatura (1963 — 1967), como suplente convocado, eleito pelo Partido de Representação Popular (PRP).[1]

Foi presidente do Sindicato dos Madeireiros de Lages em quatro períodos sucessivos, de 1965 a 1974.

Referências

  1. «Biografias / Cândido Bampi / Memória Política de Santa Catarina». memoriapolitica.alesc.sc.gov.br. Consultado em 30 de janeiro de 2024 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Piazza, Walter: Dicionário Político Catarinense. Florianópolis: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, 1985.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre políticos ou política de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.