Cão da Serra da Estrela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cão da Serra da Estrela
Nome original Cão da Serra da Estrela, macho de 6 meses de vida.
País de origem  Portugal
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 2 - Cães do tipo Pinscher e Schnauzer, Molossóides, Cães de Montanha Suíços e Cães Boieiros
Seção 2.2 - Molossóides, tipo montanha - Molossóides
Estalão #173 - 30 de março de 2009

Cão da Serra da Estrela é uma raça de cães natural de Portugal, da região montanhosa com o mesmo nome. Possui todas as qualidades requeridas nesta região agreste, é inteligente, leal e valente.

História[editar | editar código-fonte]

Há quem defenda a teoria de que no tempo dos Visigodos foram sendo lentamente introduzidos, em várias partes da Europa, cães de grande porte, vindos do planalto asiático. O cão de protecção de gado era utilizado fundamentalmente em zonas montanhosas e acompanhava os pastores e rebanhos nas suas migrações anuais, para os defender dos lobos e dos assaltantes.

A Serra da Estrela, pelo seu isolamento e dificuldade de acesso, tornou-se o solar desta raça canina.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O seu pêlo áspero ajuda-o a sobreviver ao Inverno rigoroso da elevada altitude e dantes a sua força permitia-lhe defender os rebanhos dos lobos.

Temperamento[editar | editar código-fonte]

Cada Raça tem o seu carácter especifico desenvolvido ao longo da sua existência. O cão de pastor permanecia sempre com as ovelhas, enquanto o pastor se afastava para ir à aldeia. Assim o cão desenvolveu um carácter independente e se formou o seu carácter de excelente cão de guarda.

Este carácter um pouco independente faz com que esta raça se adapte muito bem aos tempos modernos, nos quais muitos cães devem esperar que os donos regressem do trabalho no fim do dia.

O Cão da Serra da Estrela consegue esperar pacientemente, guardando a casa e o jardim, até que o dono volte a casa no fim do dia.

Mas uma coisa é certa: o comportamento do cão fica a dever-se sobretudo à educação que recebeu do seu dono e ao convívio com o mesmo.

A beleza deste cão, a sua inteligência e a robustez, são características que lhe permitem ser mais do que um excelente guarda: ele é também um bom cão de família e muito tolerante com as crianças.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Cuidados[editar | editar código-fonte]

Cuidados a ter com um cachorro Serra da Estrela, segundo um dono de cães desta raça:

"Esta raça é muito robusta. Os meus cães reprodutores fizeram o despiste da displasia coxo-femural e do cotovelo. Esta é uma doença parcialmente hereditária, não congénita. O cão não nasce com displasia, mas factores ambientais, como piso escorregadio, factores alimentares, como a falta ou o excesso de exercício, unidos a um importante componente genético podem originar um desequilíbrio no desenvolvimento esquelético da anca. Os cães de grande porte têm um crescimento rápido e necessitam de uma alimentação equilibrada, mas deve evitar-se a obesidade, a todo o custo. Convém mesmo controlar o peso regularmente, se necessário no veterinário.

O pêlo deve ser escovado de vez em quando para realçar a beleza do cão. A escovagem regular até reforça os laços entre o dono e o cão.

O Cão da Serra da Estrela necessita de um espaço suficiente para se movimentar à vontade e o dono deve ter algum tempo disponível para dedicar ao animal.

Os cachorros devem ser entregues a partir da oitava ou nona semana, desparasitados, vacinados, com microchip e devidamente registados no LOP (Livro de Origens Português)."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.