Cão de aponte frisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cão de aponte frisão
Nome original Stabyhoun
País de origem  Países Baixos
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 7
Seção 1 - Cães de parar ou cães apontadores - continentais
Estalão #222 - 30 de maio de 1989

Cão de aponte frisão[Nota] (em alemão: stabyhoun) é uma raça oriunda do norte dos Países baixos, considera muito rara, já que sua população não ultrapassa os 3 500 indivíduos. De pelagem encaracolada, porém nunca ondulado, tem o temperamento descrito como obediente, paciente e amigável.[1] Fisicamente, é considerado um cão de aponte equilibrado, de estrutura robustamente construída, ideal para o trabalho, como as caçadas.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Cão de Aponte Frisão. PetMag. Página visitada em 15 de setembro de 2010.
  2. Cão de Aponte Frisão. Tudo sobre cães. Página visitada em 15 de setembro de 2010.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.