Cão de caça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Um cão de caça se refere a qualquer cão que dê assistência a humanos na caça. Descendentes de lobos que caçavam em bando, vários tipos de cães de caça foram desenvolvidos para muitas tarefas que os caçadores requerem que eles executem, mas com objetivo de entregar a caça ao caçador ou lhe ajudar. As principais categorias de cão de caça incluem hounds, terriers e perdigueiros. Entre esses existem divisões de acordo com as habilidades que o cão possui.

Caçadores com cães relatam a satisfação que os cães parecem exibir. Exaltação é evidente quando eles vêem os caçadores carregar armas, ir para o campo, e começar a caça.

Categoria principal Subcategoria Exemplo Descrição
Hounds Hounds são usados para perseguir e algumas vezes para matar. Hounds frequentemente caçam em matilhas liderando os caçadores em longas caçadas terminando com a caça sendo encurralada ou morta pela matilha. Muitos animais de pele como o guaxinim, coiote, e predadores grandes são caçados com hounds. Hounds também são dividos em lébreis e sabujos dependendo do senso primário usado para localizar a caça.
Lébreis
WhippetWhiteSaddled wb.jpg
Whippet
Em geral, lébreis (ou galgos) são cães extremamente rápidos que caçam pela visão.
Sabujos
Basset Hound 600.jpg
Basset Hound
Sabujos são hounds que caçam primeiramente pelo faro do que pela visão. São geralmente considerados terem os narizes mais sensíveis dos caninos. Muitas são: retrievers, setters, spaniels e pointers.
Retrievers
Lab profile.jpg
Retriever do Labrador
A primeira função do retriever é achar e retornar a caça para o caçador. Podem ficar por longas horas na espreita, e depois que o caçador atirou em vários alvos como patos ou gansos, eles conseguem visualmente lembrar-se o local dos pássaros abatidos. Com o comando, eles mergulham na água gelada, nadam e retornam os pássaros um por um. Conseguem seguir comandos verbais, com a mão e assobios enquanto o caçador dirige-os à presa abatida. Tipicamente possuem um focinho grande e suave para aliviar qualquer dano potencial à caça.
Setters
Can Setter dog GFDL.jpg
Setter Irlandês
Setters em particular tem uma longa história como perdigueiros de planalto. Eles tem a habilidade nativa de descobrir e apontar pássaros de planaltos. Quando o caçador se aproxima, em seu comando eles espantam os pássaros para que o caçador atire.
Spaniels
Cocker Spaniel.JPG
Cocker Spaniel Inglês
Spaniels foram sendo usados para a caça por centenas de anos. Cruzamento seletivo refinou as habilidades de vários spaniels para proporcionar um cão de caça menor e ainda um excelente cão de companhia e de família. Spaniels são usados para localizar e espantar a caça para o caçador. Eles trabalham perto do caçador, assegurando que o caçador irá estar na distância certa para atirar com a escopeta quando a caça for espantada.
Pointers
Weimaraner wb.jpg
Weimaraner
Pointers são cães treinados para localizar e apontar caças pequenas para o caçador. Eles congelam e apontam quando localizam a caça para evitar espantá-la antes de o caçador chegar ao local. Eles fazem a mesma tarefa que os spaniels mas de uma maneira diferente. A diferença entre os dois está na técnica aplicada. Os Pointers ficam numa distância muito maior, apontando a caça quando descoberta. Isto permite ao caçador fazer as aves voarem por si mesmo.
Cães D'Água
Portuguese water dog - Cao de agua Portugues.jpg
Cão de água Português
Cães D'Água são uma subclasse dos retrievers. A maioria dos retrievers são descendentes de cães conhecidos como spaniels d'água.
Terriers
Brazilian terrier.JPG
Terrier Brasileiro
Terriers são usados exclusivamente para caçar mamíferos. Terriers usualmente são usados para localizar a toca do animal alvo e então capturar ou matar o animal por métodos de força. Muitos dos animais caçados com terrier são pragas. Um exemplo é o Airedale Terrier usado para caçar ratões-do-banhado na Inglaterra.

Ver também[editar | editar código-fonte]