Cão pelado peruano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cão pelado peruano
Nome original Perro Sin Pelo del Perú
País de origem  Peru
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 5
Seção 6 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo - de tipo primitivo
Estalão #310 - 13 de março de 2001

Cão pelado peruano[Nota] (em espanhol: Perro Sin Pelo del Perú) é uma raça canina oriunda do Peru. Existem mais hipóteses que certezas relacionadas ao surgimento destes caninos. Por um lado acredita-se que o pelado peruano descenda de cães chineses levados ao país após a abolição da escravatura; outros sustentam que cães pelados foram levados do continente africano à nação americana; e alguns outros acreditam que sejam descendentes de caninos levados da Ásia e da América. Apesar de todas as teorias, é sabido que certos animais bem parecidos ao padrão atual estão presentes na cultura peruana a tempos: Vasos pré-incas já os ilustravam em 1400 a.C. Fisicamente, apesar de ser uma raça pelada, apresenta vestígios de pelo nas extremidades de seu corpo, que pode chegar a medir 65 cm na altura da cernelha. Entre as particularidades desta raça está o fato de possuir três tamanhos distintos, cada um com sua padronagem: pequeno, médio e grande.[1]

Referências

  1. Cão pelado peruano. Tudo sobre cães. Página visitada em 11 de novembro de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.