Cédula de cem reais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cédula de cem reais
Dimensões 140 x 65 mm (1ª família)
156 x 70 mm (2ª família)
Cor Azul-turquesa[1]
Lançamento 1 de julho de 1994 (1ª família)
2010 (2ª família)
Relançamento 3 de fevereiro de 2010[2]
Fabricante Casa da Moeda do Brasil
Sítio do fabricante www.casadamoeda.gov.br
Anverso
Reverso

A cédula de cem reais (R$ 100,00) começou a ser produzida pela Casa da Moeda do Brasil a partir do dia 1 de Julho de 1994, quando o Plano Real veio a substituir a moeda então em vigor.

Foi a cédula de maior valor até o final do mês de julho de 2020, quando o Banco Central anunciou a aprovação de uma cédula de duzentos reais (R$ 200,00), lançada no dia 2 de setembro do mesmo ano, com o animal símbolo sendo o lobo-guará.[3]

Cédulas[editar | editar código-fonte]

Circulam, até hoje, apenas as cédulas da estampa A com cinco tipos de assinaturas:

  • As primeiras são assinadas pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso e pelo então presidente do Banco Central Pedro Malan.
  • Uma pequena parte continua com a assinatura de Malan, mas passa a ter a assinatura de Rubens Ricupero como ministro da Fazenda.
  • Uma parte ainda menor, com apenas oito séries, com a assinatura de Malan como Ministro da Fazenda e Gustavo Loyola como presidente do Banco Central.
  • As mais recentes têm as assinaturas dos Ministro da Fazenda Guido Mantega e Presidente do Banco Central Henrique Meirelles. Uma pequena parte foi impressa com a primeira chancela de Mantega, substituída pela atual.

Principais Características[editar | editar código-fonte]

Anverso: Efígie simbólica da República, interpretada sob a forma de escultura.

Reverso: Gravura de uma garoupa[4] verdadeira (Epinephelus marginatus), peixe marinho da família dos serranídeos e um dos mais conhecidos dentre os encontrados nas costas brasileiras.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre numismática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.