César-François Cassini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
César-François Cassini

César-François Cassini (Thury, 17 de junho 1714Paris, 4 de setembro 1784) foi um geodesista e cartógrafo francês, filho de Jacques Cassini e neto de Giovanni Domenico Cassini, também chamado de Cassini de Thury (sua cidade natal) ou Cassini III.

César-François trabalhou junto com seu pai, Jacques Cassini, no levantamento métrico do norte da França em 1733 e 1734. O objetivo destas medições era responder a questão, na época ainda não respondida, se a Terra é achatada nos polos ou na linha do Equador.

Os Cassini defenderam a posição, que o raio equatorial seria maior do que o raio polar, o que era uma posição contrária à de Isaac Newton e de outros cientistas da época. Os dados de Cassini aparentemente indicaram um achatamento equatorial, mas também foi comprovado que, por causa da falta de precisão das medições, com rigor, nem uma nem outra das teorias podia ser comprovada empiricamente.

Nos anos 1739 e 1740 Cassini realizou outras medições de maior precisão, publicou os resultados em 1744, agora convencido que a terra é achatada nos polos.

Estas medições serviam também como base para a primeira cobertura cartográfica da França completa, em 18 folhas de escala 1:870 000, publicadas nos anos 1746 e 1747.

Por causa das exigências dos militares, o Rei Luís XV de França contratou Cassini para criar um mapa da França de precisão bem maior, na escala 1:86 400. O projeto foi calculado para ser concluído dentro de 20 anos, mais já após 6 anos parou o financiamento pelo Estado, e Cassini podia continuar esta grande obra apenas com recursos privados e com o apoio das Províncias francesas.

Por causa destas dificuldades atrasaram as medições e a produção das folhas do novo mapa da França. Em 1784, ano do falecimento de César François Cassini, o mapa não era terminado - seu filho Jean Dominique concluiu a obra.

Como o pai e avô, Cassini III também era diretor do observatório astronômico de Paris, mas não podia contribuir à astronomia dando novos impulsos científicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

The MacTutor History of Mathematics archive