César Cui

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
César Cui

César Antonovitch Cui (em russo: Цезарь Антонович Кюи) (Vilnius, 18 de Janeiro de 1835 - Petrogrado, 13 de Março de 1918) foi um compositor e crítico musical russo de ascendência francesa e lituana. Foi um compositor extremamente prolífico, escrevendo muitas peças para piano, música de câmara, centenas de canções, peças para orquestra e várias óperas.

Cui nasceu em Vilnius. Estudou piano e teoria musical na infância, e entrou na Escola de Engenharia Militar de São Petersburgo, iniciando uma carreira militar. Tornou-se especialista em fortificações. Quando em 1857 conhece Mily Balakirev, passa a dedicar-se seriamente à música, tornando-se membro do Grupo dos Cinco.

Como crítico, Cui escreveu mais de 800 artigos entre 1864 e 1918 (sobretudo na época 1864-1900) para vários jornais e outras publicações na Rússia e resto da Europa. Vários dos artigos foram agrupados tematicamente em monografias: Kol'tso Nibelungov (O Anel do Nibelungo, 1876); A música na Rússia (1880); Russkii romans (O Romance Russo, 1896). Na década de 1860, a sua crítica no jornal são-petersbuguense Vedomosti valeu-lhe a alcunha "niilista musical" devido ao desdém pela antiga música clássica (como a da época de Mozart) e ao seu apelo pela originalidade musical.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre César Cui


Grupo dos Cinco
Milij Aleksejevič Balakirev (Милий Алексеевич Бала́кирев).jpg

Mily Balakirev

Borodin.jpg

Aleksandr Borodin

Cesar cui.jpg

César Cui

Mussorgsky Repin.jpg

Modest Mussorgsky

Walentin Alexandrowitsch Serow 004.jpg

Nikolai Rimsky-Korsakov

Ícone de esboço Este artigo sobre um compositor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.