Círculo Eleitoral do Reno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
O círculo eleitoral, Reno como no início do século XVI
mapa do círculo eleitoral Renano da Topographia Archiepiscopatuum Moguntinensis de Matthäus Merian, 1646.

O Círculo Eleitoral do Reno, também conhecido como Círculo Eleitoral Renano, (alemão: Kurrheinischer Reichskreis) era um Círculo Imperial do Sacro Império Romano-Germânico, criado em 1512. O círculo derivou seu sobrenome de quatro dos sete Príncipe-eleitores cujas terras ao longo do médio Reno, que compreendia a grande maioria do seu território. A criação deste círculo foi na sequência da Reforma Imperial que o Imperador Maximiliano I, fez para neutralizar a fragmentação do Império.

Formação e dever[editar | editar código-fonte]

Desde o século XIV os Príncipes-eleitores e arcebispos de Colônia, Mainz e Trier e o Eleitor e Conde do Palatinato do Reno, se aliavam. O círculo Eleitoral de Reno, fundado em 1502 por Maximiliano I, tinha vários objetivos, como, a semelhança dos outros círculos imperiais, na fixação dos impostos do Império que deveria ser pago e, e em caso de guerra, no envio de um contingente para o Exército Imperial. Especialmente, ele serviu de 1495 quando se proclamou a Paz Perpétua Público que demostrou ser de grande validade.

Composição[editar | editar código-fonte]

O Círculo foi composto dos seguintes Estados:

Nome Tipo de entidade Comentários
Wappen Aremberg.svg Arenberg Condado Obtiveram Imediatidade imperial em 1549 sob João de Ligne; Principado em 1576; elevado a Ducado em 1644.
Beilster.jpg Beilstein Senhorio Vinculado ao Condado de Nassau desde 1343.
Teutonic Knights Arms.svg Colônia Príncipado-bispado (Re-)estabelecido pelo Rei Otão I em 953, Príncipe-eleitor e arquichanceler do Itália em 1356.
Den tyske ordens skjold.svg Koblenz Bailiado Uma divisão administrativa de terras, incluindo o Senhorio imediato de Elsen, dos Cavaleiros Teutônicos.
Mainz Arms.svg Mainz Príncipado-bispado Arcebispado estabelecido em 781 pelo Papa Adriano I; Príncipe-eleitor e arquichanceler da Alemanha(Sacro Império) em 1356.
20px Nieder-Isenburg Condado Surgido de Isenburg-Isenburg em 1199; dividido em 1502 em Isenburg-Grenzau e Neumagen-Isenburg (de Sayn-Wittgenstein em 1554); extinto em 1664
Arms of the Palatinate (Bavaria-Palatinate).svg Eleitorado do Palatinato Condado Palatino Surgiu a partir do Alódio do Conde Palatino da Baixa Lorena em 1085 sob Henrique de Laach, realizada da Casa de Wittelsbach, de 1214; Príncipe-eleitor e Truchsess em 1356.
Armoiries de Rheineck.svg Rheineck Burgraviato Feudo de Colônia em torno de Burg Rheineck; mantido pelo Freiherr de Varsberg a partir de 1576.
Wappen Thurn und Taxis.svg Thurn und Taxis Baronato Briefadel ("novo nobre") sem território; Freiherr a partir de 1608; Condes a partir de 1624; elevado a Príncipe-Condal em 1695.
Trier Arms.svg Trier Príncipado-bispado Estabelecido em 902; Príncipe-eleitor e arquichanceler do Arles em 1356.

Referências

  • Winfried Dotzauer: Die deutschen Reichskreise in der Verfassung des alten Reiches und ihr Eigenleben. 1500–1806. Wissenschaftliche
  • Buchgesellschaft, Darmstadt 1989, ISBN 3-534-04139-9, S. 285ff.
  • Winfried Dotzauer: Die deutschen Reichskreise (1383–1806): Geschichte und Aktenedition. Stuttgart 1998 (Teildigitalisat)
  • Michael Müller: Die Entwicklung des Kurrheinischen Kreises in seiner Verbindung mit dem oberrheinischen Kreis im 18. Jahrhundert. Frankfurt am Main 2008.
  • Peter Claus Hartmann: Regionen in der frühen Neuzeit: Der Kurrheinische und der Oberrheinische Reichskreis. In. Michael Matheus (Hrsg.): Regionen und Föderalismus. 50 Jahre Rheinland-Pfalz. Stuttgart 1997, S. 31–48.
  • Círculos Imperiais do século XVI Mapas Históricos da Alemanha