Lárnaca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cítio (Chipre))
Lárnaca (Λάρνακα)
Castelo de Larnaca
Castelo de Larnaca
Castelo de Larnaca
Localização
Lárnaca (Λάρνακα) está localizado em: Chipre
Lárnaca (Λάρνακα)
Localização de Dromolaxia no Chipre
Coordenadas 34° 55' N 33° 38' E
País Chipre  Cyprus
Características geográficas
População total 84,591 (2 011) hab.
Sudeste de Chipre

Lárnaca (em grego: Λάρνακα; romaniz.:Lárnaca) é a principal cidade do distrito de Lárnaca, situada na costa sudeste da ilha de Chipre. É um importante centro turístico e porto comercial, sediando o maior aeroporto internacional de Chipre. Conhecida na Antiguidade como Cítio (em latim: Citium), foi a cidade de origem do filósofo estoico Zenão de Cítio,[1] que se transferiu para Atenas após perder toda sua fortuna num naufrágio na costa da Ática. Em Atenas, Zenão estudou filosofia com Crates de Tebas e fundou a doutrina estoica. Outro natural de Cítio foi o médico Apolônio de Chipre.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Címon, um importante general ateniense, morreu de doença (ou por causa de um ferimento) durante o cerco de Cítio.[2] O túmulo de Címon ficava na Ática, mas, em Cítio, havia um túmulo que era venerado e honrado pelo povo local como um ser superior; o deus havia ordenado ao povo, em uma época de peste e fome, que o honrasse.[3]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Lárnaca é um dos maiores recantos litorâneos do Chipre. Há inúmeras praias, totalizando cerca de 25 quilómetros de litoral. As praias Phinikoudes e McKenzie receberam o prêmio Blue Flag, que só é conferido a locais com limpeza e higiene exemplares.

Seus sítios arqueológicos, além de seis museus, estão localizados no centro da cidade. Esportes e atividades de verão ou marinhas também são opções. As lojas são bem providas e os cuidados médicos também são bons. Desde 2001, há um cinema com seis telas nos arredores de Lárnaca.

Avenida Foinikoude, à beira-mar, Lárnaca

Também é possível verificar uma larga variedade de restaurantes, tavernas, bares e cafeterias, servindo os mais variados gostos, desde os famosos bares irlandeses tradicionais até grandes nomes, como a rede McDonald's, que tem certas adaptações locais. A vida cultural cipriota é rica - assim como suas comidas típicas - e, quase diariamente, vários eventos são organizados na cidade.

Dentro do distrito de Lárnaca, há cerca de 9500 leitos em hotéis, cerca de 10% da capacidade total do país. Ao longo da Baía de Lárnaca, há luxuosos hotéis de praia, bem como hotéis com apartamentos e apartamentos para feriados ou fins de semana, sob uma alta variabilidade de preços. Os preços geralmente são menores para todos os outros locais da ilha.

Seu aeroporto internacional está localizado a apenas alguns quilômetros do centro, mas como a plataforma de pouso é próxima do mar, na cidade, os sons de partidas e pousos são quase inaudíveis.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Arte[editar | editar código-fonte]

A cidade possui um teatro e uma galeria de arte, e é o lar do antigo Museu Pierids, fundado por Demetrios Pieridis. Também há duas escolas de arte: The Alexander College, especializado em design de temas, e o The Cyprus College of Art, que foca principalmente em manifestações artísticas mais sofisticadas.

Música[editar | editar código-fonte]

Lárnaca orgulha-se em ter uma banda municipal formada por 60 músicos, em todos os tipos de instrumentos musicais. A Banda Municipal de Lárnaca oferece um grande repertório musical, envolvendo desde marchinhas a músicas em latim, e desde cantores gregos ao rock'n'roll. Além de se apresentar em paradas de feriados nacionais, a banda também faz apresentações constantes em festivais não só no Chipre, como também em outros países, onde representa a cultura de Lárnaca e, claro, a cipriota.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A cidade é a casa dos dois times futebol AEK Larnaca FC e ALKI Larnaca FC, que possuem, respectivamente dois brasileiros e dois portugueses, e cinco brasileiros e um português, em suas equipes. Ambos tem mando de campo no Gymnastic Club Zenon Stadium, ou apenas Zenon Stadium. Desde a ocupação turca no norte da ilha em 1974, os dois times do distrito de Famagusta, Anorthosis e Nea Salamina tem seus próprios estádios na cidade. "Antonis Papadopoulos" é o nome do estádio do Anorthosis, e o do Nea Salamina se chama "Ammochostos" (que significa Famagusta). Lárnaca sediou a final do Campeonato Europeu de Futebol Sub-19, em 1998, e a do Campeonato Europeu de Futebol Sub-17, em 1992.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Cidades-Irmãs[editar | editar código-fonte]

Lárnaca é considerada cidade-irmã das seguintes municipalidades:

Referências

  1. a b c Estrabão, Geografia, Livro XIV, Capítulo 6, 2
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Címon, 19.1
  3. Nausicrates, o retórico, citado por Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Címon, 19.4