Código Konami

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Código Konami (também conhecido como Konami Code) é um cheat que pode ser usado em vários videogames da Konami, normalmente habilitando algum tipo de opção secreta. O código foi utilizado pela primeira vez em 1986 no jogo Gradius para o Nintendo Entertainment System. Durante o jogo, ou nas telas de apresentação, o jogador pressiona a seguinte seqüência no controle:

↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A
O Código Konami.

Esta é a versão original do código, criada para o controle do NES. No seu uso normal, muitos jogadores incluem Start no final do código, mas este botão simplesmente serve para começar ou despausar o jogo e não faz parte do código real. A seqüência exata varia conforme o jogo, e foi adaptado para as diferentes disposições de botões e nomenclaturas dos controles nos outros sistemas de jogos; em alguns jogos e consoles, Start é substituído pela seqüência Select e Start. O código às vezes é transcrito como uuddlrlrba, ou escrito como up, up, down, down, left, right, left, right, b, a (cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, B, A).

História[editar | editar código-fonte]

O código Konami foi criado em 1985 por Kazuhisa Hashimoto, programador da conversão do jogo Gradius, lançado no ano seguinte para Famicom e NES. Por achar o jogo muito difícil durante os testes, criou o código que dá ao jogador todos os powerups, que normalmente devem ser adquiridos no decorrer do jogo. Além disso, quando digitado inversamente fornece 30 vidas ao jogador. Por razões desconhecidas, ele não removeu o código após finalizar o desenvolvimento do jogo.

O código continuou presente nas seqüências do jogo, incluindo Gradius III, no qual a seqüência original destrói a nave do jogador (substituir Esquerda e Direita pelos botões L e R respectivamente fornece os bônus desejados).

O exemplo mais famoso do uso do código Konami provavelmente é a versão de 1988 para NES do jogo Contra, no qual o código aumenta o número de vidas do jogador de 3 para 30. Devido a alta dificuldade do jogo, muitos jogadores se tornaram dependentes do código para completar o jogo, dando ao código o nome de "Código Contra".

A popularidade de Gradius e Contra associou o código Konami à era dos jogos na década de 1980, e alguns jogadores mais fervorosos consideram um motivo de orgulho saber recitar o código de cor.

Apesar de nunca ter caído em desuso, o código teve um ressurgimento com o advento da cultura blog e a sua aparição em diversos jogos para PlayStation 2, incluindo Silent Hill 3 e Metal Gear Solid 3. Aparece ainda nas séries de jogos Bemani da Konami como Dance Dance Revolution e DrumMania. Alguns jogos, como o título para PlayStation 3, LittleBigPlanet 2 usam o código como Easter Egg. Além disso, diversas camisetas e outros produtos não licenciados pela empresa referenciam o código.

O código na cultura pop[editar | editar código-fonte]

Apesar de não ter sido a primeira seqüência de comandos de trapaça em jogos eletrônicos (distinção que pertence ao jogo de arcade xyzzy), é provavelmente o mais conhecido código no mundo dos videogames. Devido a sua popularidade, tem sido citada nos mais diferentes contextos da cultura popular. Diversas bandas, cartunistas e programas de televisão fizeram referências ao código:

Música[editar | editar código-fonte]

  • The Ataris tem uma música intitulada "up, up, down, down, left, right, left, right, b, a, start" no álbum End Is Forever.1
  • A letra da canção "Anyone Else But You" do The Moldy Peaches contém uma referência ao código: "Up up down down left right left right B A start; Just because we use cheat doesn't mean we're not smart". A canção foi usada na trilha-sonora do filme Juno.2
  • A banda de metal alternativo Deftones lançou uma canção intitulada"U,U,D,D,L,R,L,R,A,B,Select,Start" no álbum Saturday Night Wrist - o título, no entanto, inverte a ordem dos comandos A e B.3
  • O artista Kirby Krackle compôs uma música intitulada "Up, Up, Down, Down".
  • A letra da canção "Game Over" da banda Falling In Reverse faz referência ao código. A música é do álbum Fashionably Late

Internet[editar | editar código-fonte]

  • O site social Digg permite a inserção do código no site para expandir e mostrar todos os comentários em uma página.4
  • No leitor de feeds Google Reader ao digitar a seqüência na tela principal do site/programa, uma imagem de fundo é adicionada à coluna da direita com os dizeres em japonês moshi moshi (もしもし), que significa "Alô!" em japonês, e a imagem de um ninja.5 6 7
  • O navegador [Opera], em uma das recentes versoes do Opera Developer (o navegador de testes), incluiu o código, que sendo digitado com a página de configuração aberta ativa opções para usuários avançados do navegador. Aqui estão as instruções. [1]
  • No site da Vogue, inserir este código fará aparecerem dinaussauros com os chapéus.

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

  • No 2º episódio do OVA do anime Hellsing, a personagem Jan Valentine menciona (parcialmente) o Código Konami ao atirar nos policiais dizendo: "Cima, cima! Baixo, baixo! Esquerda, direita, esquerda, direita! Estou trapaceando e sou invencível! É incrível!"8
  • No filme Stay Alive, a personagem Swink conta a Phin para usar o código nos zumbis.9
  • No filme Detona Ralph (2012), o personagem Rei Doce usa o código para entrar na programação de seu jogo.

Referências

  1. Wikipédia (3 de fevereiro de 2004) End Is Forever, "Wikipédia" (em inglês). Acessado em 2008-abr-15.
  2. Official Juno Soundtrack.
  3. Last.fm U,U,D,D,L,R,L,R,A,B,Select,Start, "Last.fm" (em inglês). Acessado em 2008-abr-01.
  4. Digg (29 de junho de 2007) The Konami Code Works on Digg, "Digg.com" (em inglês). Acessado em 2008-mar-15.
  5. Lenssen, Philipp (9 de junho de 2008) Google Reader’s Easter Egg, "Google Blogoscoped" (em inglês). Acessado em 2008-06-11.
  6. Cavalli, Earnest (10 de junho de 2008) 'Konami Code' Appears in Google Reader, "Wired" (em inglês). Acessado em 2008-06-11.
  7. Justin, Elroy (11 de junho de 2008) Konami Code works in Google Reader, "Joystiq" (em inglês). Acessado em 2008-06-11.
  8. TV.com (2006) Hellsing Ultimate OVA 2, "TV.com" (em inglês). Acessado em 2008-abr-15.
  9. IMDB Trivia for Stay Alive, "imdb.com" (em inglês). Acessado em 2008-abr-15.

No final da abertura do desenho Grevity Falls da Disney,no lado direito da imagem possui os Códigos Konami.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.